qualidade do sono e estresse pós-Covid-19

Qualidade do sono e estresse pós-COVID-19: diagnósticos e tratamentos

A qualidade do sono e estresse pós-COVID-19 estão diretamente relacionadas. O grande estresse que os pacientes que passaram pela doença e os profissionais da saúde enfrentam geram diversas questões psicológicas. Entre elas, as mais comuns são: irritação, ansiedade, alterações de humor e dificuldade para dormir ou se aprofundar no sono.

Nesse contexto, é possível perceber que diversos problemas são desencadeados pela baixa qualidade das noites de repouso. O principal é a dificuldade de recuperação do corpo. E, com o passar do tempo, isso ocasiona doenças degenerativas e expõe o paciente a problemas mais sérios.

Neste artigo, mostramos alguns dados sobre como a síndrome pós-COVID-19 afeta o sono e os impactos que esse problema causa nos pacientes. Continue lendo!

A COVID-19 e os impactos variados sobre o corpo

A princípio, a medicina acreditava que a COVID-19 seria uma doença que afetaria especialmente os pulmões. De fato, isso se confirmou. Porém, com o tempo, outros efeitos causados durante e após o processo de infecção foram observados.

Alguns exemplos são queda de cabelo pós-COVID-19, perda olfato e paladar, problemas relacionados à pele, entre outros. Contudo, o grande desafio dos médicos é entender os impactos psicológicos e neurológicos que o vírus causa no corpo.

Os efeitos psiquiátricos da COVID-19

Quando se observa os transtornos neurológicos, nota-se questões como estresse, ansiedade, alterações de humor e, principalmente, distúrbios do sono. Um exemplo é o estudo publicado pela revista Molecular Pschiatry. O levantamento mostrou a prevalência de estresse pós-traumático após a infecção. Cerca de 18% dos entrevistados foram diagnosticados com esse transtorno, impactando diretamente o sono.

Em outro exemplo, nesse caso, divulgado pela revista científica Neurobiology of Stress, foi adotado o método de ressonância magnética em 50 pessoas que passaram pela infecção e chegaram a ser internadas. O teste foi feito cerca de 6 meses após a cura clínica. Mesmo após tanto tempo, foram identificados distúrbios relacionados às alterações de humor, estresse e ansiedade. Além disso, perceberam alterações significativas nos sentidos motores e na visão.

As abordagens para a melhoria da qualidade do sono e estresse pós-COVID-19

Os tratamentos para melhoria do sono e estresse pós-COVID-19 têm por objetivo trabalhar abordagens multidisciplinares, utilizando a medicina integrativa. Um nutracêutico interessante é o Zembrin®, comprovadamente eficiente para a melhora do humor, redução de sintomas relacionados ao estresse e à ansiedade e melhora do raciocínio.

Trata-se de um composto padronizado de Sceletium Tortuosum, uma planta originária na África do Sul que vem sendo utilizada a mais de 300 anos. Desse modo, o seu perfil fotoquímico é exclusivo, contendo um duplo mecanismo de ação que favorece melhorias no sistema nervoso central.

Além disso, pode-se utilizar a associação com outros produtos, como o L-Triptofano e a Crataegus Oxyacantha. Desse modo, é possível manipular os produtos na seguinte composição:

  • Zembrin® 10mg;
  • L-Triptofano 300mg;
  • Crataegus Oxyacantha 250mg.

O uso dessa combinação proporciona um bom relaxamento. Portanto, é possível ter uma boa preparação para ter um sono de maior qualidade. Além disso, também ativa as funções cerebrais, o que proporciona melhorias na atenção, na memória e no raciocínio. Por fim, ocasionaria uma melhora na produção de serotonina endógena. A recomendação é manipular 30 doses, com posologia de 1 dose ingerida pela manhã.

É importante entender que o tratamento do sono que objetiva a melhora na qualidade do sono e estresse pós-COVID-19 deve ter uma abordagem ampla. Por isso, atuando em diversas frentes, trabalhando de forma multidisciplinar e melhorando integralmente a saúde do paciente.

Se você quiser saber mais sobre essas composições, entre em contato conosco. Assim, entenderemos melhor a sua necessidade e mostraremos como indicar os produtos exclusivos Ibero Magistral para os seus pacientes.