prescrição de exercícios para idosos

O que considerar na prescrição de exercícios para idosos?

A prescrição de exercícios para idosos já é um assunto pacificado no meio médico. Isso porque a aplicação de uma atividade adequada às necessidades e possibilidades do paciente podem contribuir muito para a longevidade e qualidade de vida, mesmo durante a terceira idade.

Contudo, esse processo deve ser muito bem alinhado, avaliando cuidadosamente a questão da saúde articular. Neste artigo, entenda como funciona o processo de anamnese nesse caso. Conheça, também, algumas abordagens nutracêuticas que podem ser adotadas.

O processo de anamnese na prescrição de exercícios para idosos

A prescrição de exercícios para idosos leva em consideração alguns pontos importantes, como a individualidade biológica, especificidade, sobrecarga, adaptabilidade, continuidade e reversibilidade. Além disso, é muito importante avaliar o impacto que o exercício causa na saúde articular, evitando práticas que podem colocar em risco essa área do corpo.

As diretrizes recomendadas relacionadas ao tempo de exercícios físicos são de 150 minutos por semana. Caso o idoso não consiga executar esse tempo, é interessante adequar a prática à realidade do paciente. Contudo, o ideal é que o exercício seja desafiador, independentemente do peso utilizado ou tempo de prática.

Portanto, para alguns, o desafio pode ser levantar da cama e dar alguns passos com um andador. Para outros, o exercício pode ser mais intenso, contando inclusive, com a possibilidade de frequentar uma academia. Em outras palavras, a prescrição de exercícios para idosos deve ser feita de forma personalizada, analisando as particularidades de cada paciente.

O uso de nutracêuticos aliados à prescrição de exercícios para idosos

A prescrição de exercícios para idosos pode proporcionar resultados mais interessantes quando aliados a nutracêuticos específicos. Pensando nisso, trouxemos dois exemplos eficazes para saúde e recuperação muscular: Nuflex-3 e BODYBALANCE®. Então, conheça-os a seguir.

Nuflex-3

O Nuflex-3 é um suplemento que combina elementos extraídos da membrana da casca do ovo para a saúde articular, que o torna completo por fornecer os todos os nutrientes essenciais para nutrir as articulações e tendões. Entre os seus principais benefícios, merecem destaque:

  • redução da dor e rigidez articular;
  • diminuição da inflamação;
  • aceleração da recuperação articular após a atividade física;
  • prevenção de lesões articulares;
  • melhoria na elasticidade dos tendões, reduzindo o risco de lesões.

BODYBALANCE®

Outro exemplo de associação é o BODYBALANCE®. Trata-se de um colágeno hidrolisado composto por Peptídeos Bioativos de Colágeno, que atuam diretamente na força muscular e composição corporal. Desse modo, esse produto é um forte aliado contra a sarcopenia e a perda de músculos, comum em pacientes que estão na terceira idade.

Ademais, entre os seus principais benefícios, merecem destaque:

  • melhoria na composição corporal;
  • maior força e músculos;
  • redução da gordura corporal;
  • manutenção da independência e liberdade de locomoção;
  • retardamento da perda muscular relacionada à idade ou a doenças crônicas em idosos, como artrite reumatoide;
  • aumento da massa muscular de pacientes que praticam atividades físicas.

O BODYBALANCE® também é um produto totalmente livre de glúten, lactose, derivados de soja e outros alimentos transgênicos.

Por fim, nós podemos concluir que a prescrição de exercícios para idosos é uma abordagem que pode ser utilizada quando possível. Indo além, a associação das práticas com os nutracêuticos contribuirá para a melhoria nos resultados, principalmente quanto ao ganho de massa muscular, saúde articular e redução da inflação subclínica.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais. Assim, mais pacientes e profissionais terão acesso a essas informações valiosas.