Entenda como acontece a perda de elasticidade da pele

A perda de elasticidade da pele é uma consequência natural do tempo e ocorre em decorrência do processo de envelhecimento. Sobretudo porque há perda e diminuição gradativa da produção de colágeno e elastina, estruturas envolvidas no processo de firmeza e sustentação da pele.

Contudo, além do envelhecimento, existem outros fatores que contribuem diretamente para a perda de elasticidade da pele, tornando-a flácida e menos firme. É aí que surge a importância de manter hábitos de vida saudáveis.

Quer saber como prevenir a flacidez e manter a sua pele firme e com aspecto jovial? Neste post, reunimos as principais causas que influenciam na perda de elasticidade da pele.

Acompanhe a leitura!

Falta de água

A ausência de ingestão de água em doses adequadas causa a desidratação das células e de suas estruturas de colágeno, tornando a pele ressecada e com a aparência de envelhecida, reduzindo a sua elasticidade.

Sedentarismo

sedentarismo enfraquece os músculos e reduz a sustentação da pele, em decorrência da falta de estímulos musculares. Assim, a pele fica com aquele aspecto flácido e mole. Então a solução é praticar atividades físicas, especialmente a musculação, que ajuda a enrijecer e definir os músculos e a tonificar a pele, deixando-a mais firme.

Excesso de sol

A exposição ao sol piora a flacidez, além de influenciar diretamente o envelhecimento precoce das células da pele. Ademais, os raios ultravioletas conseguem penetrar em camadas profundas da derme e destruir o colágeno que se encontra nessa região, diminuindo a firmeza da pele.

Alimentação

A alimentação pobre em nutrientes benéficos e rica em carboidratos, gorduras trans e açúcares desencadeia o fenômeno da glicação, acarretando a destruição das moléculas de colágeno e de elastina. Portanto, é fundamental manter hábitos alimentares saudáveis e comer em quantidades adequadas, uma vez que a restrição alimentar também contribui para o processo de flacidez.

Alterações hormonais

As mudanças nos níveis de hormônios, como é o caso da menopausa, gera a diminuição da produção e a aceleração da perda do colágeno e da elastina, tornando a pele flácida.

Tabagismo

Inegavelmente, além de conter centenas de substâncias prejudiciais para o organismo, o cigarro atrapalha o transporte de nutrientes e a circulação de sangue pelo corpo em níveis adequados, prejudicando o processo de síntese das fibras de colágeno e elastina. Então, como consequência, há o envelhecimento e a flacidez, além do surgimento de rugas, marcas de expressão e manchas na pele.

Efeito sanfona

O efeito sanfona consiste na perda e no aumento repentino de peso, fato que provoca o estiramento excessivo da pele e causa a flacidez. Portanto, o ideal é manter hábitos de alimentação saudáveis e praticar exercícios físicos para evitar engordar e emagrecer com frequência.

A saber, a flacidez é muito comum em pessoas com sobrepeso que fizeram a cirurgia de redução de estômago, justamente pela eliminação da camada de gordura que se localizava embaixo da pele e pelo fato dela não ter elasticidade suficiente para reduzir de tamanho.

Colágeno VERISOL®

Como você viu, o colágeno é uma das proteínas mais importantes do corpo humano, é um componente natural, responsável pela firmeza e sustentação da pele. Porém, durante o processo natural de envelhecimento, em associação com outros fatores ambientais e nutricionais, a derme, principal camada de atuação do Colágeno VERISOL®, sofre com a perda de umidade e fica mais seca. Por conta disto, ela fica mais fina, a ligação do tecido conjuntivo perde sua firmeza e elasticidade, e as rugas aparecem.

O Colágeno VERISOL® consegue desacelerar este processo. Ele é composto por Peptídeos Bioativos de Colágeno® especialmente desenvolvidos para a manutenção da beleza da pele, retardando os sinais do envelhecimento, suavizando a formação de rugas e contribuindo para um aumento da elasticidade e da firmeza deste importante órgão. Além disso, novos estudos realizados com o exclusivo colágeno VERISOL® também comprovaram que a sua suplementação contribui para a redução da celulite e o crescimento de unhas mais fortes e bonitas.

Veja o que diz a médica dermatologista Dra. Luciane B. Hubner, parceira da Ibero Magistral:

A partir dos vinte e cinco anos, nosso processo de envelhecimento se inicia. Ele vem acompanhado de perda de elasticidade e luminosidade da pele. Isso ocorre porque os níveis de produção colágeno e elastina diminuem.

Pele flácida e menos firme não só no rosto mas também no corpo, são a principais queixas do consultório dermatológico. Procedimentos minimamente invasivos podem ser adequados, mas sem um aporte via oral para repor essas perdas, os resultados não se tornam tão impactantes. Além disso, hábitos saudáveis de vida colaboram com a beleza dos tecidos.

O Colágeno VERISOL® consegue desacelerar este processo. Ele preserva a beleza da pele, retardando os sinais do envelhecimento, suavizando a formação de rugas e contribuindo para um aumento da elasticidade e da firmeza. Essa suplementação contribui para a redução da celulite e o crescimento de unhas mais fortes e bonitas.

Nossos pacientes notam melhoras no aspecto da pele logo nos primeiros dias e os resultados tratamentos de consultório se tornam muito mais impactantes nos pacientes suplementados.

Essa é a opinião de quem entende do assunto! Confira abaixo o mini currículo da Dra. Luciane:

dra luciane

  • Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Alfenas, MG;
  • Pós-graduada pelo Colégio Brasileiro de Medicina e Cirurgia Estética de Belo Horizonte, MG;
  • Pós-graduada pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética de São Paulo, SP. Hoje docente da mesma instituição;
  • Pós-graduada em Dermatologia pela Fundação Pele Saudável das Faculdades BWS de São Paulo, SP. Hoje docente da mesma instituição;
  • Palestrante e Presidente de Mesa em todos os Congressos Nacionais e Internacionais da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e Fundação Pele Saudável das Faculdades BWS de São Paulo, SP desde 2007;
  • Professora de Dermatologia do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ( Fundação Pele Saudável) das Faculdades BWS desde 2008;
  • Professora de Medicina Estética do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Sociedade Brasileira de Medicina Estética) das Faculdades BWS desde 2008;

Então, quer testar o VERISOL® e comprovar os resultados? Clique aqui para encontrar perto de você, uma farmácia que trabalha com os produtos Ibero Magistral!