fbpx
o que são estatinas

O que são estatinas? Conheça alternativas eficientes e sem efeitos colaterais

Você sabe o que são estatinas? Basicamente, estamos falando de medicamentos utilizados para o tratamento do colesterol alto. São fármacos importantes, visto que esse é um problema que atinge um grande número de pessoas.

Esses elementos são eficientes para controlar essas taxas de colesterol ruim no sangue. Contudo, com o passar dos anos, outras alternativas vão surgindo. Elas visam reduzir os níveis de colesterol circulando pelo sistema cardiovascular. Entretanto, sem os efeitos colaterais que as estatinas podem provocar.

Neste artigo, mostraremos quais são essas alternativas e os principais efeitos colaterais que as estatinas podem gerar no corpo. Acompanhe!

O que são estatinas e quais os seus efeitos colaterais?

As estatinas são medicamentos utilizados há décadas para o tratamento do colesterol. Sobretudo, ela se popularizou pela sua eficácia na redução do LDL no sangue. Além disso, tem atuação efetiva na prevenção da síndrome metabólica.

Essa é uma enfermidade que pode causar uma série de efeitos. Entre eles, problemas cardíacos e AVC. Porém, existem efeitos colaterais que colocam em dúvida o uso constante e a longo prazo desses medicamentos.

Um deles é o aumento do nível de glicose no sangue, aumentando o risco do desenvolvimento de diabetes. Além disso, as estatinas também podem causar dores musculares constantes. Por fim, existe uma associação de problemas cognitivos ao uso desses medicamentos. A perda de memória e a confusão mental são alguns exemplos.

Quais são as alternativas naturais às estatinas?

Estudos destacaram uma relação entre as dietas ricas em flavonoides específicos com o risco de doenças cardiovasculares reduzido. Sendo assim, a bergamota mostra um grau significativo de atividades antioxidantes, hipocolesterolêmicas e anti-inflamatórioas, além de sua composição de flavonoides específicos, que atuam também como estatinas naturais. Aliás, são diversos os benefícios do extrato de bergamota.

Nesse sentido, foi desenvolvido o nutracêutico VAZGUARD™. Trata-se de um nutracêutico totalmente natural, indicado para a saúde cardiovascular e modulação da síndrome metabólica. É formulado com o sistema de liberação Phytosome®, que otimiza a absorção biológica dos polifenóis da bergamota. Dessa forma, aumentando em 7 vezes a sua biodisponibilidade em comparação ao extrato comum do fruto. Dessa forma, melhora a eficácia dos ativos quando administrados via oral, promovendo efeitos terapêuticos mais rápidos.

VazGuard™ é composto de estatinas naturais, fugindo das consequências dos medicamentos alopáticos comumente utilizados no controle do colesterol.

Vale lembrar que alguns alimentos também ajudam a controlar os níveis de colesterol ruim. Confira:

  • oleaginosas: castanhas, amêndoas, amendoim e nozes;
  • ômega 3: peixes como atum, salmão e sardinha;
  • fibras: grãos, frutas, legumes, aveia e cereais;
  • chás naturais: alcachofra e chá-mate;
  • temperos: azeite, limão e alho;
  • vinho tinto;
  • soja.

Além de saber o que são estatinas e seus efeitos, é importante conhecer que existem alternativas a elas, como o VAZGUARD™. Desse modo, é possível ter o mesmo efeito de redução do colesterol. Contudo, sem os problemas que as estatinas podem gerar.

Então, gostou destas dicas? Procure pelo VAZGUARD™ nas farmácias de manipulação da sua cidade. Veja aqui a que fica mais próxima de você e que trabalha com os produtos Ibero Magistral.

Consultar Farmácias

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.