o-que-sao-estatinas

O que são estatinas? Conheça alternativas eficientes e sem efeitos colaterais

Você sabe o que são estatinas? Basicamente, estamos falando de medicamentos utilizados para o tratamento do colesterol alto. São fármacos importantes, visto que esse é um problema que atinge um grande número de pessoas.

Esses elementos são eficientes para controlar essas taxas de colesterol ruim no sangue. Contudo, com o passar dos anos, outras alternativas vão surgindo. Elas visam reduzir os níveis de colesterol circulando pelo sistema cardiovascular. Entretanto, sem os efeitos colaterais que as estatinas podem provocar.

Neste artigo, mostraremos quais são essas alternativas e os principais efeitos colaterais que as estatinas podem gerar no corpo. Acompanhe!

O que são estatinas e quais os seus efeitos colaterais?

As estatinas são medicamentos utilizados há décadas para o tratamento do colesterol. Sobretudo, elas se popularizaram pela sua eficácia na redução do LDL no sangue. Além disso, têm atuação efetiva na prevenção da síndrome metabólica.

O colesterol é uma enfermidade que pode causar uma série de efeitos. Entre eles, problemas cardíacos e AVC. Porém, existem efeitos colaterais que colocam em dúvida o uso constante e a longo prazo dos medicamentos tradicionais.

Um deles é o aumento do nível de glicose no sangue, aumentando o risco do desenvolvimento de diabetes. Além disso, as estatinas também podem causar dores musculares constantes. Por fim, existe uma associação de problemas cognitivos ao uso desses medicamentos. A perda de memória e a confusão mental são alguns exemplos.

Os efeitos colaterais e como eles se manifestam

Como bem sabemos, é essencial contar com produtos que melhoram nossa qualidade de vida e apresentam uma eficácia nos tratamentos. Neste artigo sobre o que são estatinas, você percebeu que elas vão além do controle das taxas de colesterol ruim no sangue. Ao passo que também trazem outras vantagens a longo prazo para a saúde.

Entretanto, da mesma forma que qualquer fármaco, é essencial salientar que as estatinas apresentam as menores taxas de efeitos colaterais. Normalmente, não é algo ligado ao medicamento em si, mas à formação de um novo problema de saúde, caso o indivíduo desconsidere outras necessidades fisiológicas.

Diante disso, é importante não fazer a automedicação. Afinal, essa prática expõe o paciente a vários riscos e, a depender das características da pessoa, pode não solucionar o problema em questão. Logo, é imprescindível ter o auxílio de um médico. No mais, confira abaixo alguns dos possíveis efeitos.

Depressão

Em resumo, existem o colesterol ruim (LDL) e o colesterol bom (HDL). Assim, quanto maiores forem os níveis de HDL, em um número superior a 40 mg/dl, menores são as chances de estarmos vulneráveis ao aparecimento de doenças cardíacas e mentais.

Como as estatinas reduzem o colesterol no sangue, pode ocorrer de os receptores de serotonina não funcionarem corretamente. Logo, é uma condição que afeta o bem-estar do corpo e da mente, podendo gerar quadros de ansiedade e depressão. Portanto, considere tais questões ao fazer o uso correto do medicamento.

Lesão muscular

Entre as possibilidades de efeitos colaterais, há também a toxicidade dos músculos, que pode provocar dor ou lesão. Entretanto, não é necessário pânico, pois o médico fará a localização da dor e verá a partir do uso inicial quando ocorrer o surgimento dos sintomas.

Em seguida, é necessário cumprir a suspensão da medicação para que ocorra a melhora e acompanhar os resultados recorrentes da reintrodução da estatina. 

Diabetes 

Normalmente, indivíduos que consomem estatinas em grandes quantidades costumam apresentar aumento de casos de diabetes. Em todo caso, o risco é baixo, da mesma forma que condições como inflamação crônica, libido reduzida e problemas ligados ao aparelho reprodutor.

Quais são as alternativas naturais às estatinas?

Estudos destacaram uma relação entre as dietas ricas em flavonoides específicos com o risco de doenças cardiovasculares reduzido. Sendo assim, a bergamota mostra um grau significativo de atividades antioxidantes, hipocolesterolêmicas e anti-inflamatórias, além de sua composição de flavonoides específicos, que atuam também como estatinas naturais. Aliás, são diversos os benefícios do extrato de bergamota.

Nesse sentido, foi desenvolvido o nutracêutico VazGuard™. Trata-se de um nutracêutico totalmente natural, indicado para a saúde cardiovascular e modulação da síndrome metabólica. É formulado com o sistema de liberação Phytosome®, que otimiza a absorção biológica dos polifenóis da bergamota. Dessa forma, aumentando em 7 vezes a sua biodisponibilidade em comparação ao extrato comum do fruto. Assim, melhora a eficácia dos ativos quando administrados via oral, promovendo efeitos terapêuticos mais rápidos.

VazGuard™ é composto de estatinas naturais, fugindo das consequências dos medicamentos alopáticos comumente utilizados no controle do colesterol.

Além disso, vale lembrar que alguns alimentos também ajudam a controlar os níveis de colesterol ruim. Confira:

  • oleaginosas: castanhas, amêndoas, amendoim e nozes;
  • ômega 3: peixes como atum, salmão e sardinha;
  • fibras: grãos, frutas, legumes, aveia e cereais;
  • chás naturais: alcachofra e chá-mate;
  • temperos: azeite, limão e alho;
  • vinho tinto;
  • soja.

Os benefícios do uso de VazGuard™

VazGuard™ é um produto vegano, que contém zero glúten ou lactose, e conta com processo de microencapsulação, que melhora a administração dos ingredientes ativos por via oral.

VazGuard™ não apresenta nenhum efeito colateral associado ao seu uso a longo prazo, o que não ocorre com outros tratamentos de estatinas. Logo, pode ser feita a administração contínua, sem prejuízos. A sua fórmula é segura e bem tolerada pelo organismo humano. No caso de pacientes gestantes ou lactantes, a recomendação para o uso é com acompanhamento médico.

Com alto teor de flavonas, altamente purificadas e padronizadas, é eficaz quando o assunto é manutenção dos níveis saudáveis de colesterol. Por isso, ele apresenta vantagens, como:

  • melhora a esteatose hepática gordurosa não alcoólica;
  • modula as taxas de triglicerídeos;
  • controla a glicemia;
  • melhora a síndrome metabólica;
  • regula os parâmetros lipídicos;
  • melhora os níveis do colesterol pequeno e denso (LDL);
  • melhora o colesterol bom (HDL);
  • diminui a incidência de aterosclerose;
  • reduz os riscos de doenças cardiovasculares;
  • contribui para a melhora do tecido adiposo visceral (VAT);
  • atividades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Além de saber o que são estatinas e seus efeitos, é importante conhecer que existem alternativas a elas, como o VazGuard™. Desse modo, é possível ter o mesmo efeito de redução do colesterol. Contudo, sem os problemas que as estatinas podem gerar.

Então, gostou destas dicas? Procure pelo VazGuard™ nas farmácias de manipulação da sua cidade. Veja aqui a que fica mais próxima de você e que trabalha com os produtos Ibero Magistral.