o que é serotonina

Você sabe o que é serotonina? Nós explicamos!

Saber o que é serotonina pode fazer uma grande diferença em sua vida. Muitas vezes, casos de insônia, dificuldade de concentração, problemas cardíacos e até os relacionados à área sexual podem estar sendo influenciados pelo excesso ou falta desse elemento.

Ele é produzido pelo nosso próprio corpo, mas precisamos dos “ingredientes” e procedimentos corretos para que ele possa existir. Pensando na importância do assunto, saiba com mais detalhes o que é serotonina, como ela age no corpo e as formas naturais de mantê-la em bons níveis.

O que é serotonina?

A serotonina é um neurotransmissor que tem a sua atuação principal no cérebro. Ele é o responsável por fazer a comunicação entre as células nervosas, mas também pode ser encontrado em menor quantidade no intestino, bem como nas plaquetas do sangue.

Qual o papel dela em nosso corpo?

O papel da serotonina no corpo é regular o humor, funcionamento intestinal, ritmo cardíaco, sono, apetite, temperatura corporal e, até mesmo, as funções cognitivas. Ou seja, aquelas que agem na hora de nos concentrarmos ou quando aprendemos algo.

Ela também tem um papel fundamental na coagulação sanguínea. Isso porque as plaquetas do sangue liberam a serotonina para auxiliar na cicatrização de feridas. Assim, ela trabalha no processo que chamamos vasoconstrição, facilitando a coagulação do sangue de forma correta.

A serotonina também está muito relacionada a questões como libido e densidade óssea. Sendo assim, os seus baixos níveis podem diminuir o desejo sexual, além de deixar os ossos mais fracos, causando a osteoporose.

Quais são os sinais de baixa serotonina?

Entre os principais sinais de baixa serotonina, podemos destacar os seguintes:

  • mau humor durante as manhãs, logo após acordar;
  • sensação de sonolência durante o dia;
  • compulsão alimentar, especialmente por doces;
  • dificuldades de aprender e se concentrar;
  • problemas de memória;
  • irritabilidade constante e sem motivo específico.

Além disso, a baixa serotonina faz com que a pessoa esteja constantemente cansada. É importante ter atenção a essas manifestações. Se você apresenta mais de três das que foram apontadas, deve ligar o sinal de alerta e buscar um médico.

Como manter níveis adequados de serotonina?

O processo de fabricação da serotonina necessita de um “ingrediente” fundamental: o triptofano. Ele é um aminoácido que pode ser adquirido por meio da alimentação e suplementação. Desse modo, alguns alimentos ricos desse nutriente são os seguintes:

  • banana, a principal fonte;
  • abacaxi;
  • tomate;
  • carnes magras;
  • cereais integrais;
  • castanha-do-pará;
  • leite e seus derivados.

Contudo, para que o seu corpo seja capaz de produzir e manter níveis adequados de serotonina, o simples consumo de triptofano não será suficiente. Isso porque todo o organismo deve estar em ordem para que essa produção possa acontecer.

Em suma, isso significa que você também precisa estar com o peso adequado, praticar atividades físicas e investir em um sono de qualidade. Além disso, é importante fazer o uso de suplementação para suprir eventuais necessidades nutricionais, sempre com orientação médica.

Por fim, podemos concluir que saber o que é serotonina é fundamental para manter uma boa saúde integral. Apesar de ela atuar diretamente no cérebro, os seus desdobramentos causam efeitos em todo o corpo. Por isso, é importante manter boas concentrações dessa molécula no organismo.

Gostou deste artigo? Para continuar recebendo conteúdos sobre saúde, siga nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn.