nutrição magistral

O uso da nutrição magistral para tratamentos personalizados

Atualmente, muitas pessoas se atentaram ao cuidado com a saúde e o bem-estar. Ao longo dos anos, a correria do dia a dia afastou o ser humano de uma boa qualidade de vida. No entanto, chegou a hora de rever alguns hábitos e ajudar os indivíduos a alcançarem a longevidade. Nesse caso, é importante maximizar o valor da nutrição magistral.

Os tratamentos personalizados trouxeram resultados surpreendentes. Afinal, eles se alinham às necessidades do paciente e resgatam o bom funcionamento do organismo. Além disso, combatem a prática da automedicação. Visto que a preocupação com a nutrição ganhou uma grande expressividade, entende-se a importância dos nutracêuticos no processo.

Quer entender mais sobre o conceito? Não deixe de conferir as informações dos tópicos abaixo. A seguir, mostramos o que é a nutrição magistral, sua importância e seu funcionamento. Boa leitura!

O que é nutrição magistral?

Em resumo, a nutrição magistral é o resultado de uma prescrição de precisão. Na prática, você faz uma anamnese detalhada, colhe informações e, posteriormente, desenvolve um tratamento adequado ao quadro do paciente. Com isso, é necessário considerar exames, genética, hábitos alimentares, estilo de vida e outros dados que contribuem na minúcia da sua prescrição.

A evolução constante do conhecimento sobre a saúde mostrou aos médicos alternativas mais saudáveis em tratamentos e prevenção de várias doenças. Especialmente, as mais comuns dos tempos modernos, tais como diabetes e hipertensão arterial.

A nutrição magistral utiliza como base o pensamento de Hipócrates que dizia: “que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Porém, ela foca em fazer uma análise mais ampla das necessidades do paciente, indicando alimentos, suplementos e nutracêuticos que proporcionem a melhora na saúde do paciente.

Como ela se relaciona com a genômica nutricional?

A genômica nutricional é uma ciência cujo objetivo é estudar a relação entre os nutrientes e os nossos genes. Basicamente, existem três divisões: a nutrigenética, nutrigenômica e epigenética. Contudo, o primeiro conceito é o mais utilizado nos consultórios.

Por meio da nutrigenética é possível identificar polimorfismos genéticos, interferindo positivamente na resposta do paciente com a dieta e a própria alimentação. Os nutrientes têm uma interferência considerável nos genes. Desse modo, esse ramo da ciência tenta entender como a interação das pessoas com os alimentos altera a saúde do paciente na ponta da linha.

Logo, a genômica nutricional e a própria nutrição magistral são dois ramos que caminham de mãos dadas. A partir dessa associação, o profissional da área de nutrição entenderá como os alimentos prescritos interferem no corpo do paciente. Consequentemente, tem mais informações para prescrever nutracêuticos e exercícios físicos.

Ambas devem atuar em conjunto para alcançar um objetivo muito simples: a melhoria na saúde integral. Por isso, é importante compreender que essa abordagem não tem por objetivo complementar os tratamentos convencionais. Mas, sim, proporcionar o melhor aproveitamento dos medicamentos e outras ações implementadas.

Por outro lado, essas abordagens podem contribuir para retardar a evolução de doenças, bem como prevenir intercorrências ao longo da vida.

Qual é a importância da nutrição magistral atualmente?

Existem inúmeros motivos que encorajam a procura de um profissional de nutrição. Entre eles, podemos citar o gerenciamento de peso, a reeducação alimentar ou a prevenção de doenças. Cada motivo tem suas características e deve ser tratado de maneira individual. Com isso, torna-se necessária a nutrição magistral.

Em outras palavras, o foco é na prescrição individualizada. Logo, entendendo as necessidades dos pacientes, aplicando os nutrientes e produtos adequados para suprir suas faltas nutricionais.

Assim, o prescritor busca corrigir as consequências que resultaram de determinados excessos, bem como resolver a carência nutricional naquele organismo. Portanto, é importante conhecer a variedade de ativos disponíveis na atualidade. Consequentemente, ele poderá fazer uma melhor combinação nas fórmulas, que contribuirá para a eficácia nos tratamentos.

A aplicação da nutrição magistral tem várias vertentes. Por isso, mostraremos em quais áreas da saúde nutricional ela pode ser implementada. Continue lendo!

A nutrição magistral funciona na estética

Além dos cuidados com a saúde, uma das grandes preocupações dos pacientes é manter uma boa aparência. Por isso, é importante incentivar a nutrição magistral para finalidades estéticas. Por exemplo, o combate ao envelhecimento precoce, à queda de cabelo ou a melhora do aspecto da pele.

Mesmo que exista uma grande preocupação com a melhora na saúde, é inevitável tocar na questão da parte estética na nutrição magistral. Afinal, ela anda junto à evolução das funções internas do corpo. Nem sempre a aparência física está relacionada à boa saúde.

Contudo, esse conceito carrega o benefício de proporcionar ambas vantagens, tanto na área da saúde como na área estética. Hoje, existem várias alternativas destinadas aos mais diversos objetivos. O VERISOL® é uma ótima solução aos que desejam combater a perda de elasticidade da pele e manter a pele saudável e resistente aos agentes agressores diários.

Enxofre orgânico

Por sua vez, OptiMSM® é um suplemento composto por enxofre orgânico, essencial para atuar em várias funções orgânicas e possui vários mecanismos que comprovadamente apoiam uma resposta imunológica saudável.

Sobretudo quando o sistema imunológico é suprimido por estresse, exaustão ou inflamação crônica, o OptiMSM® conserva a capacidade do sistema imunológico de responder às ameaças. Assim, ajuda a aumentar a imunidade para combater infecções e melhorar a resistência a vírus e substâncias tóxicas. Com a capacidade do OptiMSM® de aumentar os níveis de antioxidantes naturais, prepara o corpo para combater o pior da temporada de resfriados e gripes.

Por outro lado, quando o sistema imunológico reage de modo exagerado e produz muita inflamação, o OptiMSM® atenua a resposta excessiva. Isso é especialmente importante para os pulmões, onde a inflamação excessiva causa sintomas como tosse, espirros e dificuldade para respirar, além de poder levar a complicações secundárias. Vários estudos demonstraram que o OptiMSM® pode inibir as vias inflamatórias específicas do pulmão e aliviar os sintomas respiratórios.

Em suma, eles são resultados do avanço de estudos e pesquisas na área de saúde, cada qual com a eficácia já comprovada no mercado.

A nutrição magistral funciona na clínica, nos esportes e nos tratamentos

Não podemos nos esquecer da nutrição magistral no tratamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes ou asma. Afinal, esses são problemas que, geralmente, estão relacionados com hábitos de vida ruins. Na maioria das vezes, vinculados a uma nutrição pobre em nutrientes e, até mesmo, prejudicial.

Temos também aquelas soluções destinadas aos atletas, sejam aqueles que fazem exercícios de alto impacto ou os que desejam melhorar a disposição diária. É importante sempre lembrá-los de que esse investimento é bastante vantajoso e traz resultados comprovados.

Além disso, sempre oriente os seus pacientes a manter uma boa alimentação e boas condições físicas. Afinal, por mais que a rotina seja agitada, é interessante focar na saúde. Desse modo, ele terá uma boa qualidade de vida e atingirá a longevidade com facilidade.

Ao longo deste artigo, você percebeu a importância da nutrição magistral. Desse modo, é possível notar que os tratamentos individualizados contribuem para o sucesso do paciente. Portanto, preze para que a manipulação de ativos torne os resultados mais eficazes a cada prescrição.

Não deixe de assinar nossa newsletter! Periodicamente, você receberá informações relevantes sobre saúde, medicina de precisão e longevida.