nutrição e COVID-19

Nutrição e COVID-19: a importância do acompanhamento após a infecção

A relação entre nutrição e COVID-19 foi percebida quando se constatou não se tratar apenas de uma doença respiratória. Os efeitos causados em diversas partes do corpo e a síndrome que ocorre após a infecção mostraram que o combate à doença teria muito mais relação com a saúde e o estilo de vida do paciente que a aplicação de medicamentos.

A nutrição é base para construir um mecanismo de combate e prevenção de uma série de doenças. Com a COVID-19 não poderia diferir, especialmente pelas consequências que insistem em permanecer no corpo por algumas semanas ou meses após a fase aguda da doença.

Neste artigo, mostramos como o acompanhamento nutricional pode favorecer os pacientes no pós-COVID-19. Continue lendo!

Os sintomas que perduram no corpo após a infecção

Os sintomas prolongados percebidos em pacientes foram chamados síndrome pós-COVID-19. Apesar de comum em pacientes idosos, os mais jovens também são afetados por muitos desses efeitos colaterais. Por isso, apresentam os seguintes sinais e sintomas:

A identificação desses sintomas e o conhecimento de diagnóstico recente da COVID-19 deve ligar o sinal de alerta nos profissionais de saúde, para iniciar um tratamento multidisciplinar.

Nutrição e COVID-19: a importância do alinhamento da alimentação

A alimentação atua no tratamento dos sintomas pós-COVID-19. Então, o primeiro passo da relação nutrição e COVID-19 é eliminar completamento todos os alimentos inflamatórios. Esse processo pode contribuir para a redução da inflamação crônica causada pela infecção, o que auxilia na recuperação da saúde inicial.

O próximo passo, portanto, é o consumo de alimentos ricos em proteínas e outros nutrientes, garantindo que o corpo tenha a capacidade necessária para recuperar as suas funções plenas. Para tanto, é essencial ressaltar a necessidade de adaptar essa nova rotina alimentar às necessidades do paciente, com mudanças de hábitos. Assim, finalmente, possibilitando a sua cura parcial ou completa.

Para os pacientes que passaram por intubação ou internação prolongada, é interessante começar com alimentos mais macios e pastosos, como alimentos cozidos, purê, sopas e frutas sem casca. Posteriormente, para o processo de recuperação muscular, se faz necessário o consumo de carnes, peixes, ovos, leites, queijos, iogurtes e leguminosas. Já com função anti-inflamatória, temperos como alho e cúrcuma e frutas como uva e laranja ganham destaque.

A suplementação nutracêutica como abordagem nutricional

Em muitos casos, os alimentos podem não ser suficientes para suprir toda a demanda nutricional de um paciente. Portanto, em exames, é possível verificar se determinadas substâncias ainda se mantêm em níveis ruins ou medianos. Nesses momentos, é importante estudar uma abordagem que adote suplementos e nutracêuticos para garantir melhores resultados.

Além dos já conhecidos, como as vitaminas e os minerais, temos alguns produtos que atuam de forma geral no corpo, facilitando o caminho para que as funções metabólicas funcionem de modo eficiente.

Os nutracêuticos mais indicados para cada finalidade

Uma abordagem interessante é implementar nutracêuticos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Uma das melhores opções do mercado é o OX-Berry® +Berry, que possibilita tais funções com o uso das antocianinas naturais. Desse modo, faz com que oxigênio, nutrientes e hormônios sejam transportados por toda a corrente sanguínea, distribuindo esses elementos essenciais em todos os órgãos e células do corpo.

Ademais, o tratamento pode ser potencializado com outros produtos. Por exemplo:

  • Bodybalance™, uma combinação de Peptídeos Bioativos de Colágeno que auxilia na recuperação da massa muscular, muito importante no tratamento da sarcopenia pós-COVID-19;
  • VazGuard™,  extraído da bergamota em um processo altamente tecnológico e patenteado, com resultados científicos na modulação dos níveis lipídicos e proteção dos vasos, atuando na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • VERISOL®, fórmula patenteada de colágeno que também pode auxiliar na sarcopenia, mas que tem ação mais efetiva sobre a pele, tratando manifestações cutâneas associadas à COVID-19.

Por fim, abordar o tema nutrição e COVID-19 tem uma grande importância para os profissionais que lidam diariamente com pacientes que tiveram a doença. Através de uma alimentação adequada e a implementação de suplementos é possível recuperar a saúde dos pacientes. Assim, fazendo com que o seu próprio corpo seja capaz de se recuperar.

Para saber mais sobre os nutracêuticos que mencionamos neste artigo, entre em contato conosco. Assim, um especialista explicará melhor o funcionamento e como ter acesso a eles.