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A importância da atividade física e da mudança de hábitos para a manutenção da saúde

A mudança de hábitos no dia a dia proporciona benefícios surpreendentes, sobretudo quando contempla objetivos que vão além da estética. Afinal, incluir a prática de atividades físicas na rotina e melhorar o estilo de vida são fatores que proporcionam uma mudança significativa na qualidade de vida.

Ademais, segundo pesquisa do IBGE, 40% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física. Esse é um dado muito preocupante, pois tal comportamento impacta negativamente na saúde. Por exemplo, dores na lombar, estresse e crise de ansiedade. Sem contar as doenças decorrentes do sedentarismo.

Dito isso, nada melhor que focar no autocuidado para melhorar a saúde mental e física. Portanto, continue conosco! Veja abaixo algumas informações que facilitam a compreensão sobre a importância de ser proativo e cuidar do corpo. Vamos lá?

A mudança de hábitos e a qualidade de vida

A falta de concentração, dores nas articulações, qualidade do sono ruim e a falta de disposição são queixas comuns de muitas pessoas. Sem dúvidas, são fatores que abalam qualquer indivíduo. No entanto, resultados positivos são adquiridos com a mudança de hábitos.

Primordialmente, é necessário marcar uma consulta com um médico. Desse modo, ele fará um diagnóstico e indicará soluções que contribuam para o seu bem-estar. Em seguida, é preciso priorizar a alimentação saudável e a prática de exercícios. É primordial focar nessas duas medidas.

Assim, tente encaixá-las em seu dia a dia de maneira prazerosa. O segredo é sempre respeitar os seus limites e não optar por dietas restritivas, pois se sabe que elas causam muitos problemas de saúde. Alguns exemplos são o cansaço, a irritabilidade, a queda de cabelo e até as alterações no ciclo menstrual.

Em suma, esqueça essas alternativas que prometem grandes resultados a curto prazo. Afinal, a qualidade de vida depende do seu comprometimento e sua força de vontade.

O alcance da longevidade com a mudança de hábitos

A mudança de hábitos previne o aparecimento de diversas doenças. Os idosos, por exemplo, podem combater a redução de massa muscular através de exercícios. Vale lembrar que a sarcopenia é decorrente do processo de envelhecimento. Logo, é necessário reverter o quadro com boas práticas.

Isso pode ser feito tanto com uma alimentação rica em proteínas quanto com a inserção de atividades físicas na rotina. Exercícios aeróbicos e musculação ajudam a proporcionar uma melhor qualidade de vida. Além disso, é possível fazer treinos em casa, com o acompanhamento de um especialista.

Entretanto, é importante manter uma frequência e não se esquecer de realizá-los. Neste caso, procure um horário propício no seu dia, bem como um espaço adequado na sua residência. Assim, com a rotina organizada, fica mais fácil manter o foco.

Os principais benefícios das atividades físicas

Além do gerenciamento de peso, a mudança de hábitos traz mais vigor para a rotina do indivíduo. Caminhadas diárias ajudam a diminuir as possibilidades do aparecimento de doenças cardiovasculares e colaboram para o fortalecimento das articulações e dos ossos.

Em suma, o foco nas atividades físicas melhora a vida de indivíduos de diferentes idades, visto que elas fortalecem o sistema imunológico e facilitam a liberação de endorfinas. Consequentemente, as pessoas ficam com uma sensação de bem-estar por mais tempo.

Sendo assim, elas apresentam um melhor desempenho no trabalho ou na escola. Já os diabéticos também se beneficiam com essa adoção de boas práticas. Isso porque a atividade física ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Em conclusão, podemos concluir que esse estilo de vida só agrega valor ao seu dia a dia. Por isso, foque na mudança de hábitos e melhore a sua saúde. Desse modo, você terá uma melhor qualidade de vida e um maior conforto na terceira idade.

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