mudanca-de-habitos

A importância da atividade física e da mudança de hábitos para a manutenção da saúde

A mudança de hábitos no dia a dia proporciona benefícios surpreendentes, sobretudo quando contempla objetivos que vão além da estética. Afinal, incluir a prática de atividades físicas na rotina e melhorar o estilo de vida são fatores que permitem uma mudança significativa na qualidade de vida.

Ademais, segundo pesquisa do IBGE, 40% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física. Esse é um dado muito preocupante, pois tal comportamento impacta negativamente a saúde. Por exemplo, dores na lombar, estresse e crise de ansiedade são consequências comuns, assim como as doenças decorrentes do sedentarismo.

Dito isso, nada melhor que focar no autocuidado para melhorar a saúde mental e física. Portanto, continue conosco! Veja abaixo algumas informações que facilitam a compreensão sobre a importância da proatividade e de cuidar do corpo.

A dificuldade de mudar nossos hábitos

Estabelecer uma mudança na nossa vida significa sair da zona de conforto e se esforçar para criar e manter uma nova rotina. Daí surge a dificuldade, pois é preciso abandonar velhos hábitos e se desprender de memórias já programadas na nossa mente. A resistência à mudança ocorre porque o ser humano é acostumado a seguir padrões consolidados no dia a dia, e se acostumar com o novo leva tempo.

Por isso, é comum haver irritações, frustrações e abandonar os objetivos. No entanto, essa mudança é um processo físico, emocional e biológico, que necessita de constância e determinação. Para facilitar, a dica é começar com poucas alterações na rotina e ter motivações concretas.

A mudança de hábitos e a qualidade de vida

Dificuldade de concentração, dores nas articulações, qualidade do sono ruim e falta de disposição são queixas comuns de muitas pessoas. Sem dúvidas, são fatores que abalam qualquer indivíduo. No entanto, resultados positivos são adquiridos com a mudança de hábitos.

Primordialmente, é necessário marcar uma consulta com um médico. Desse modo, ele fará um diagnóstico e indicará soluções que contribuam para o seu bem-estar. Em seguida, é preciso priorizar a alimentação saudável e a prática de exercícios. É primordial focar nessas duas medidas.

Assim, tente encaixá-las em seu dia a dia de maneira prazerosa. O segredo é sempre respeitar os seus limites e não optar por dietas restritivas, pois se sabe que elas causam muitos problemas de saúde. Alguns exemplos são o cansaço, a irritabilidade, a queda de cabelo e até as alterações no ciclo menstrual.

Em suma, esqueça essas alternativas que prometem grandes resultados a curto prazo. Afinal, a qualidade de vida depende do seu comprometimento e sua força de vontade.

Os malefícios que o sedentarismo traz ao indivíduo

Atualmente, muitas pessoas desejam implementar o conceito de otimização do tempo no seu dia a dia. Com isso, é muito corriqueiro ver profissionais que se denominam multitarefas e querem se manter ocupados na maior parte do seu dia. Afinal, para eles, é essencial aproveitar cada minuto com tarefas importantes no seu desenvolvimento.

Em contrapartida, temos aqueles indivíduos que em qualquer espaço vago na agenda preferem descansar por longas horas. Ou então, passar o dia em frente à TV ou em outra atividade que mantenha o corpo estável. Em ambos os casos, o ser humano se prejudica fortemente porque não dá o devido valor a um estilo de vida saudável.

Primeiramente, o excesso de trabalho, aliado a rotinas de atividades intensas no ambiente corporativo, traz riscos e afeta diretamente a saúde mental. Ao passo que deixa o paciente vulnerável ao aparecimento da síndrome de Burnout. Na contramão, há a ausência de atividade física no dia a dia, ou seja, o sedentarismo.

Por sua vez, esse é um grande mal da sociedade, que impactou a vida de mais de 60% dos brasileiros somente no período da pandemia da COVID-19. Em busca de motivar uma mudança de hábitos, apresentamos abaixo algumas das más consequências dessa condição. Continue conosco!

Câncer

Aqueles que conduzem rotinas sedentárias podem apresentar maior tendência a certos tipos de câncer. Entre eles, o de mama, considerado a principal causa de morte por câncer no público feminino, e o de do cólon.

Obesidade

De maneira geral, um corpo que não se exercita diariamente promove um maior acúmulo de gorduras. Aliado a uma má alimentação, a musculatura se compromete e o problema se alastra a partir do momento em que indivíduo ganha cada vez mais peso. Sem dúvidas, é uma condição que deixa o sujeito muito vulnerável ao infarto e outros problemas de saúde, como diabetes.

Doenças cardiovasculares

A saúde cardiovascular se compromete bastante em casos de sedentarismo. Diante da falta de exercícios, cresce a vulnerabilidade para casos de hipertensão, e o quadro pode evoluir para um AVC ou infarto, caso não ocorra uma mudança de hábitos e o tratamento adequado.

O alcance da longevidade com a mudança de hábitos

A mudança de hábitos previne o aparecimento de diversas doenças. Os idosos, por exemplo, podem combater a redução de massa muscular através de exercícios. Vale lembrar que a sarcopenia é decorrente do processo de envelhecimento. Logo, é necessário reverter o quadro com boas práticas.

Isso pode ser feito tanto com uma alimentação rica em proteínas quanto com a inserção de atividades físicas na rotina. Exercícios aeróbicos e musculação ajudam a proporcionar uma melhor qualidade de vida. Além disso, é possível fazer treinos em casa, com o acompanhamento de um especialista.

Entretanto, é importante manter uma frequência e não se esquecer de realizá-los. Neste caso, procure um horário propício no seu dia, bem como um espaço adequado na sua residência. Assim, com a rotina organizada, fica mais fácil manter o foco.

Os principais benefícios das atividades físicas

Além do gerenciamento de peso, a mudança de hábitos traz mais vigor para a nossa rotina. Caminhadas diárias ajudam a diminuir as possibilidades do aparecimento de doenças cardiovasculares e colaboram para o fortalecimento das articulações e dos ossos.

Em suma, o foco nas atividades físicas melhora a vida de indivíduos de diferentes idades, visto que elas fortalecem o sistema imunológico e facilitam a liberação de endorfinas. Consequentemente, as pessoas ficam com uma sensação de bem-estar por mais tempo.

Sendo assim, elas apresentam um melhor desempenho no trabalho ou na escola. Já os diabéticos também se beneficiam com essa adoção de boas práticas. Isso porque a atividade física ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

As áreas para trabalhar a mudanças de hábitos

A busca pela qualidade de vida precisa ser um desafio constante. Entretanto, ela não deve ser vista de uma maneira negativa. Afinal, é fundamental que a mudança de hábitos seja um investimento prazeroso que trará uma satisfação inenarrável.

Isso porque é uma das principais medidas que contribuem para o equilíbrio da mente e do corpo. Assim, é possível melhorar seu rendimento na rotina e evitar problemas como falta de concentração, sonolência, cansaço e demais fatores que dificultam o seu bem-estar.

Diante disso, conheceremos abaixo algumas dicas para aplicar nas suas práticas diárias e fazer uma alteração significativa na sua vida.

Alimentação

Como dissemos, existem soluções que prometem resultados surpreendentes a curto prazo. De maneira geral, entendemos que o gerenciamento de peso mexe muito com a autoestima das pessoas. Entretanto, essas alternativas não passam de dietas malucas que podem colocar sua saúde em risco e gerar malefícios ao corpo, como desnutrição.

Além disso, após o período de dieta, ocorre o efeito sanfona. Portanto, é fundamental seguir uma alimentação balanceada, segundo as orientações do seu nutricionista. Atualmente, existem pessoas que ainda acreditam que é importante restringir certas substâncias e alimentos na intenção de estabelecer uma melhor qualidade de vida.

Contudo, tais restrições mexem com o psicológico e trazem muita irritabilidade ao indivíduo. De todo modo, em nada contribuem para o seu bem-estar. Sob esse ponto de vista, sempre opte pelo que seu médico propôs. Além disso, não siga receitas de outras pessoas à procura dos mesmos resultados que elas obtiveram. Sempre invista no atendimento personalizado.

Um bom passo para iniciar essa mudança é tomando gosto por cozinhar a própria comida, com alimentos mais naturais e frescos. Por isso, evite alimentos que já vêm prontos e, principalmente, os ultraprocessados. Comece incluindo mais frutas, verduras e legumes, além de ervas para dar sabor aos pratos, em substituição ao sal. Também vale diminuir a gordura no preparo dos alimentos.

Qualidade do sono

Primordialmente, o cumprimento das 8 horas de descanso é fundamental para a nossa saúde. Afinal, dormir bem contribui para a produtividade e disposição durante o dia. Portanto, foque nessa mudança de hábitos e evite as telas azuis antes de ir para cama. Pelo menos de duas a três horas antes de dormir.

Atividades físicas

Uma simples caminhada poderá cuidar da saúde dos joelhos e evitar que você apresente problemas nas articulações. Contudo, procure fazer uma prática esportiva de maneira regular para fortalecer a musculatura e o corpo ficar mais resistente.

Como você notou, as atividades físicas contribuem para o bom funcionamento do organismo e impedem que o ser humano fique vulnerável ao aparecimento de doenças. Por isso, escolha uma prática prazerosa que você consiga fazer com total satisfação.

Assim, quanto mais você executá-la, melhor será seu rendimento e sua evolução. Por isso, considere essa dica que contribui positivamente para a sua mudança de hábitos.

A melhor maneira de planejar essa mudança de hábitos

Primeiramente, é necessário que você entenda seus pontos fracos para poder resolvê-los de uma maneira estratégica. Afinal, a identificação do problema já é um grande avanço na busca por uma qualidade de vida melhor. Em seguida, trace pequenas metas e só depois aumente de forma gradativa.

Assim, é possível superar os desafios com maior facilidade e manter a concentração no seu gerenciamento de peso. Aliás, é muito importante que você se inspire em alguém que conseguiu conquistar os mesmos objetivos que os seus, já que essa medida ajuda a dar força e vigor em momentos de desânimo.

Para facilitar ainda mais a mudança de hábitos, indicamos práticas bem interessantes que incentivará você a praticar atividades físicas e se concentrar em uma alimentação equilibrada. 

Defina o melhor horário para se exercitar

Normalmente, as pessoas se exercitam antes de ir ao trabalho, para chegar lá mais dispostas e produtivas no horário do expediente. Há, também, aquelas que sentem essa disposição ao sair do local. Neste caso, é interessante o autoconhecimento para definir um horário que melhor agrega na sua mudança de hábitos

Siga uma rotina alimentar

Além de seguir a dieta que o seu nutricionista recomendou, procure colocar alarmes no seu celular ou lembretes nos post-its, para que esse seja o seu momento de autocuidado no dia. Dessa maneira, você valoriza sua autoestima com esse ato de amor-próprio e atenção em busca pela sua longevidade.

Liste o motivo da mudança de hábitos

Para agir com total transparência e responsabilidade, escreva em um bloco de notas os principais motivos que levam a uma mudança de hábitos. Considere também as informações dos tópicos anteriores. Afinal, é interessante se livrar do sedentarismo, mesmo que seja por meio de um ritmo, mas sempre em aumento gradativo.

Por fim, podemos concluir que esse estilo de vida só tem a agregar valor ao seu dia a dia. Por isso, foque na mudança de hábitos e melhore a sua saúde. Desse modo, você terá uma melhor qualidade de vida e um maior conforto na terceira idade.

Gostou deste artigo? A Ibero Magistral conta com suplementações e produtos manipulados conforme cada necessidade do usuário. Clique aqui e confira onde fica a farmácia mais próxima que vende nossos ativos!