fbpx
efeitos do colesterol alto

Consequências do colesterol alto: saiba quais são e como prevenir as complicações

Você sabe quais são os efeitos do colesterol alto no corpo? Afinal, o que significa quando apresentamos níveis elevados desse lipídio circulando no sangue? Atualmente, muito se discute sobre os seus riscos e como reduzir seus níveis. Contudo, existem informações equivocadas que confundem ainda mais a mente das pessoas.

O colesterol alto no corpo é silencioso. Nesse sentido, é muito importante identificar esse aumento por meio de exames periódicos, além de conhecer os principais efeitos que ele pode causar.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos como o colesterol age no seu corpo e os malefícios que ele promove no organismo.

Acompanhe!

FADIGA E FRAQUEZA

Um dos sintomas mais leves do colesterol LDL alto no sangue é a fadiga e a fraqueza. Ela acontece devido à obstrução dos vasos sanguíneos e o grande esforço que o coração precisa fazer. Esse pode ser o início de um problema mais grave.

Portanto, se você sentir dificuldades para fazer atividades que executava com tranquilidade, é importante ligar o sinal de alerta. Nesse caso, procure um médico e faça os exames para verificar os níveis de colesterol no sangue e, se for o caso, iniciar o tratamento adequado.

PROBLEMAS CARDÍACOS  

O colesterol alto é o inimigo número 1 do coração. O acúmulo das placas de gordura nas veias e artérias podem interromper a irrigação do músculo cardíaco, o que pode desencadear um infarto.

Além disso, há outro problema ainda mais grave. Com o passar do tempo, o coração perde sua força. Isso tudo graças ao esforço que foi feito ao longo da vida para que o sangue conseguisse vencer as obstruções ao longo do sistema vascular. O resultado desse esforço extra é o surgimento da insuficiência cardíaca.

Outro problema que vem em conjunto com os dois e pode surgir antes de ambos é a elevação na pressão arterial. Ela acontece, justamente, devido ao esforço que o coração emprega para fazer o sangue circular pelo corpo e, principalmente, devido ao enrijecimento dos vasos sanguíneos causado pelas placas de colesterol.

ARTERIOSCLEROSE 

A arteriosclerose é uma doença clássica dos efeitos do colesterol no corpo. Afinal, ela se caracteriza pelo acúmulo de placas do próprio elemento na parede das artérias, o que prejudica o fluxo sanguíneo. Assim, no começo, o paciente sequer percebe que algo de errado acontece até que uma artéria seja totalmente obstruída, o que pode interromper a passagem do sangue, podendo levar o paciente à morte.

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)

Por fim, temos o AVC. O mecanismo é muito semelhante ao da arteriosclerose. Afinal, ele acontece quando há uma interrupção no fluxo sanguíneo, causado por placas de colesterol e pela rigidez dos vasos.

No entanto, a diferença é que isso acontece em artérias responsáveis por irrigar o cérebro. Portanto, quando isso ocorre, é fundamental recorrer ao atendimento médico o mais rápido possível. O objetivo é evitar que a interrupção do fluxo sanguíneo do cérebro prejudique suas principais funções.

Tem colesterol bom e colesterol ruim?

A literatura médica explica que existem dois tipos de colesterol: HDL, que é o colesterol bom e o  LDL, considerado colesterol ruim. Uma pessoa saudável deve fazer um bom equilíbrio entre ambos. Entretanto, vale lembrar que o colesterol faz parte do nosso organismo, sendo que 70% dele é produzido por nosso corpo.

No entanto, a alimentação tem papel preponderante sobre os níveis de colesterol no organismo. Isto é, o consumo em excesso de alimentos com gorduras saturadas e carboidratos pode aumentar as chances de um infarto ou derrame.

Por fim, podemos concluir que os efeitos do colesterol alto no sangue podem ser devastadores. Contudo, é possível evitá-los com mudanças simples no estilo de vida, além do uso de nutracêuticos. Sobretudo, praticar atividades físicas e se alimentar corretamente são algumas das medidas que você deve adotar.

VazGuard™: solução natural para manter níveis saudáveis de colesterol

O VazGuard™ é um nutracêutico natural que realiza a manutenção dos níveis saudáveis de colesterol e está entre as indicações naturais para colesterol alto. Se mostrou também ser eficaz no tratamento da síndrome metabólica, que consiste na conexão de várias anormalidades no metabolismo, que juntas podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, colesterol elevado, diabetes, hipertensão arterial, glicemia elevada e obesidade.

Os níveis elevados do colesterol LDL e triglicerídeos, além das condições de resistência à insulina, formam o principal perfil de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares, além de um quadro de pré-diabetes.

VazGuard™ é um composto rico em flavonoides da bergamota, que mostraram um grau antioxidante significativo, além de desempenharem um papel importante na melhora dos níveis de colesterol. A bergamota chama atenção por ser uma fruta que contém um alto teor de flavonoides importantes, alguns podendo agir como estatinas naturais, modulando naturalmente os níveis lipídicos no sangue.

Além disso, estudos mostram que VazGuard™ contribui para o aumento do colesterol HDL (considerado colesterol “bom), reduz LDL (considerado colesterol “ruim”), principalmente o pequeno e denso, principal causador da aterogênese, e dos triglicerídeos, além de atividades anti-inflamatória e antioxidante, contribuindo para a redução do risco de doenças cardiovasculares.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais. Assim, mais pessoas terão acesso a esse conhecimento tão valioso.

Consultar Farmácias

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.