Descubra o papel essencial do FORTIBONE® na promoção da saúde óssea durante a menopausa

Descubra o papel essencial do FORTIBONE® na promoção da saúde óssea durante a menopausa

A menopausa é um período de mudanças hormonais significativas na vida das mulheres, trazendo consigo desafios para a saúde óssea. É essencial compreender e abordar adequadamente a prevenção e o tratamento da osteopenia e da osteoporose, condições que podem comprometer a densidade e a resistência dos ossos, aumentando o risco de fraturas.

A osteoporose e as fraturas por fragilidade têm impacto devastador na qualidade de vida de mulheres na pós-menopausa, sendo as principais causas de morbidade feminina desse período. O número de mulheres que experimentam uma fratura em um ano é superior ao número somado de mulheres acometidas por câncer de mama, infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral. 

O FORTIBONE®, um aliado na promoção da saúde durante a menopausa, foi desenvolvido com base em avanços científicos. Esse suplemento oferece uma abordagem única e eficaz para prevenir a osteopenia e a osteoporose e para auxiliar o tratamento.

Estrogênio e tecido ósseo 

A menopausa, esse período de transição na vida da mulher, marca não apenas o fim do ciclo menstrual, mas também uma diminuição notável nos níveis de hormônios femininos, como o estrogênio. A queda desses hormônios desencadeia uma série de mudanças no corpo, algumas das quais têm implicações profundas na saúde óssea.

O estrogênio desempenha um papel importante na saúde óssea, garantindo a integridade e a força dos ossos ao longo da vida da mulher. A diminuição da produção de estrogênio, consequente à falência ovariana fisiológica ou induzida, determina aumento da reabsorção óssea que não é compensada por aumento equivalente da formação. 

Estrogênio e tecido ósseo. A diminuição do estrogênio desencadeia eventos ósseos e sistêmicos que determinam aumento do remodelamento ósseo com predominante ativação dos osteoclastos e perda de massa óssea. E2: estradiol; IFN-gama: gamainterferona; IL-1: interleucina 1; IL-17: interleucina-17; OPG: osteoprotegerina. Adaptado: Manual Brasileiro de Osteoporose 

O mecanismo central para a perda de massa óssea relacionada ao hipoestrogenismo é o aumento da maturação e vida útil dos osteoclastos. Os principais estimuladores para esse aumento na osteoclastogênese são os fatores imunológicos, fator de necrose tumoral (TNF), interleucina-1 (IL-1) e o ligante do fator ativador do receptor kappa-beta (RANK-L). No estado de hipoestrogenismo, possuem produção aumentada pelas células hematopoiéticas, osteoblastos (OB) e osteócitos (OCY). É importante citar que, nos humanos, a deficiência de estrogênio se associa à expansão de células-tronco, linfócitos T e B que expressam RANK-L e TNF.

Estudos sugerem também que o impacto do hipoestrogenismo na microbiota intestinal e na permeabilidade do intestino contribui para o desenvolvimento da osteoporose. Mulheres na pós-menopausa apresentam permeabilidade intestinal aumentada, alteração na composição e menor diversidade da microbiota intestinal, que determina um padrão pró-inflamatório. Tal estado permite a passagem para a submucosa epitelial de moléculas de alto potencial antigênico para desencadear resposta imunológica local e sistêmica (aumento de TNF, IL-1 e RANK-L) que terminam por impactar o tecido ósseo.

Na prática, o impacto do aumento no remodelamento ósseo com predomínio na reabsorção óssea (osteoclastogênese) determina, nos primeiros anos de pós-menopausa, uma perda óssea que pode chegar a taxas de 5% ao ano e aumentar o risco futuro de osteoporose e fratura.

Tratamento não farmacológico na saúde óssea: O papel do FORTIBONE® no apoio à saúde óssea durante a menopausa.

O FORTIBONE® foi desenvolvido  especificamente para elevar os padrões de saúde óssea, atuando de maneira específica na fisiopatologia da oesteopenia e oesteoporose, reduzindo os processos de degeneração óssea, apoiando o controle e evitando a progressão da osteopenia e da osteoporose. Composto por  peptídeos bioativos de colágeno, obtidos por hidrólise enzimática otimizada e controlada a partir do osso bovino, FORTIBONE® é exclusivo para atuar no estímulo da densidade mineral óssea e contrabalancear a degeneração de colágeno na matriz óssea. 

Além disso, estudos randomizados, de centro único, comprovam que FORTIBONE® é uma excelente combinação com cálcio e vitamina D3, otimizando o equilíbrio da remodelação óssea com resultados satisfatórios na modulação dos marcadores de remodelação óssea. 

 Os estudos mostram que FORTIBONE®se destaca como uma solução mais eficaz e abrangente. Seus peptídeos exclusivos atuam como verdadeiros mensageiros, estimulando as células ósseas a aumentar a síntese de componentes essenciais, como o colágeno tipo I. Além disso, o Fortibone® exerce uma influência poderosa sobre os processos degenerativos dos ossos, inibindo a atividade dos osteoclastos, as células responsáveis pela reabsorção óssea. 

FORTIBONE®: Comprovado cientificamente no apoio à  saúde óssea durante a menopausa

Os benefícios de FORTIBONE® são  respaldados por estudos clínicos, como o conduzido por Konig et al. (Nutrients 2018, 10, 97; doi:10.3390/nu10010097), que demonstrou que o FORTIBONE® é capaz de aumentar a massa óssea em mulheres na pós-menopausa. O estudo, que foi randomizado, prospectivo, duplo-cego e de centro único, controlado por placebo, envolveu 131 mulheres com redução de massa óssea, as quais receberam 5g diários de FORTIBONE® ao longo de um período de um ano. Esses resultados destacam a eficácia do FORTIBONE® como uma intervenção promissora para melhorar a saúde óssea das mulheres na pós-menopausa.

Um estudo recente, conduzido por Argyrou e colaboradores e publicado no Journal of Musculoskeletal and Neuronal Interactions em 2020 (J Musculoskelet Neuronal Interact 2020; 20(1):12-17), avaliou os efeitos da suplementação de FORTIBONE® em combinação com cálcio e vitamina D3, comparando-os com a combinação de cálcio e vitamina D3 isoladamente. O estudo, que foi prospectivo e randomizado, envolveu 51 mulheres pós-menopausadas ao longo de um período de 3 meses.

O Grupo A recebeu 5g de FORTIBONE®, 3,6g de lactato de cálcio (equivalente a 500mg de cálcio elementar) e 400UI de vitamina D3, enquanto o Grupo B recebeu 1,25g de carbonato de cálcio (equivalente a 500mg de cálcio elementar) e 400UI de vitamina D3. Os resultados mostraram uma redução significativa nos níveis de marcadores de degradação óssea, como o P1NP (-13,1%) e o CTX (-11,4%), no Grupo A após 3 meses de suplementação, indicando que a adição de FORTIBONE® à terapia com cálcio e vitamina D3 contribuiu para a melhoria da saúde óssea nessas mulheres. Esses achados ressaltam a eficácia do FORTIBONE® como um complemento valioso no tratamento da osteopenia pós-menopausa.

*P1NP – propeptídeo N-terminal do procolágeno tipo I; *CTX – telopeptídeo C-terminal do colágeno I. P1NP em ng/ml, CTX em pg/ml.

Posologia: 

FORTIBONE® é sugerido nas doses de 5g diários, podendo ser prescrito na forma de sachês ou pote com colher dosadora. 

FORTIBONE® é versátil e pode ser associado a outros ingredientes como vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoterápicos entre outros no manejo integrativo no controle e tratamento da osteopenia e da osteroporose.  

FORTIBONE® é clean label, livre de lactose e glúten; é facilmente dissolvido em líquidos (suco, água, leite etc.); apresenta um teor de cerca de 90% de proteínas e é livre de carboidratos, fibras, aditivos, conservantes e corantes e oferece excelente digestibilidade. 

FORTIBONE® é o aliado dos seus pacientes para ossos fortes durante a menopausa

Para os prescritores que buscam proporcionar aos seus pacientes uma solução eficaz para promover a saúde óssea, o FORTIBONE® se destaca como uma escolha confiável e respaldada por evidências científicas.

Ao prevenir e tratar condições como osteoporose e osteopenia, o FORTIBONE® não só promove uma melhor qualidade de vida para as mulheres, mas também reduz significativamente o risco de complicações ósseas.  

Para obter mais informações sobre FORTIBONE® e como incorporá-lo à sua prática clínica, fale conosco pelo botão abaixo.