Cuidados, prevenção e tratamento de problemas nas articulações
O desgaste articular, também conhecido como osteoartrite, é caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada com inflamação. Quem tem, sabe o tamanho da dor que suporta – e sua evolução pode levar ao comprometimento da mobilidade e funções básicas como o simples ato de caminhar.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de brasileiros sofrem com esse problema, sendo mais comum em pessoas idosas. Entre os indivíduos afetados pela osteoartrite, 61% são mulheres e 39% são homens. Os joelhos, a coluna e os quadris são as articulações mais afetadas pela doença.
As articulações são essenciais para o nosso corpo, permitindo-nos movimentar e realizar as atividades diárias. No entanto, há várias maneiras de prevenir, reduzir e aliviar dores nas articulações, como adotar hábitos saudáveis, manter uma dieta equilibrada, incluindo alimentos anti-inflamatórios, ter uma boa qualidade de sono, e realizar atividade física adequada.
Causas e sintomas de problemas articulares
Dores articulares podem ser causadas por sobrecarga, inflamação, lesão, desgaste natural ou doenças, como a artrite reumatoide. Os sintomas mais comuns incluem dor, inchaço, rigidez, fraqueza muscular e dificuldade de movimentação.
No caso da osteoartrite, existem dois fatores que podem aumentar o risco de problemas nas articulações, que são obesidade e lesões nas articulações. Por exemplo, a osteoartrite de quadril, tem uma correlação importante com peso, fatores genéticos, sexo, traumas anteriores, fatores ocupacionais e idade, enquanto a de joelho tem uma correlação significativa com peso, estilo de vida e atividade física. Quando praticamos atividade física, a musculatura torna-se fortalecida e quem, em última análise, sustenta as articulações é o músculo esquelético – quanto mais forte e saudável forem os músculos, menos carga direta haverá sobre as articulações.
Medicamentos para articulação inflamada, dor na articulação e dores no corpo e nas juntas
Alguns medicamentos podem ser prescritos para aliviar as dores nas articulações, como anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares. No entanto, o uso abusivo destas substâncias pode estar associado a problemas como gastrite, úlceras, insuficiência renal e hepatite medicamentosa. A dosagem máxima segura para o consumo destas substâncias vai depender do medicamento e da sensibilidade de cada indivíduo. Alternativas seguras como os nutracêuticos e suplementos alimentares contribuem para a prevenção de doenças degenerativas e apoiam uma vida com mais movimento. É o caso do NUFLEX-3 – um suplemento completo e de ação rápida que pode ajudar a saúde das articulações e mantê-las saudáveis para o futuro. Ele é comprovadamente 5 vezes mais eficiente do que a combinação de glucosamina e condroitina, e já teve mais de 15 estudos publicados, com uma média de 460 voluntários avaliados.
Estudos mostram que NUFLEX-3 pode reduzir a inflamação por meio da modulação do sistema imunológico, atuando assim no controle da dor e a rigidez nas articulações, além de reduzir a degradação da cartilagem a partir de 7 a 10 dias de suplementação, dependendo do grau de desgaste.
Adotar um estilo de vida saudável pode aliviar as dores articulares
Para evitar que as articulações sofram desgaste natural, é importante adotar um estilo de vida saudável, isso inclui praticar exercícios físicos. Quando fazemos atividades que fortalecem os músculos ou atividades aeróbicas, estamos fortalecendo a musculatura esquelética, o que ajuda a sustentar as articulações. Quanto mais forte e saudável forem os músculos, menos pressão haverá nas articulações. Com isso, é possível reduzir a progressão do desgaste natural das articulações.
Algumas atividades físicas podem ajudar: pilates, musculação e atividade aeróbica.
O pilates é uma ótima opção, pois trabalha a estabilidade muscular e melhora a flexibilidade, ajudando a prevenir lesões e dores nas articulações.
Já a musculação é importante para fortalecer os músculos e proteger as articulações, além de prevenir doenças como a osteoporose.
As atividades aeróbicas, como a caminhada, também são importantes para manter a saúde das articulações, pois estimulam a circulação sanguínea e reduzem a inflamação.
Como você pode resolver o problema das dores musculares e nas articulações?
Além das atividades físicas e do tratamento com profissionais de saúde, existem algumas medidas que o consumidor pode tomar para prevenir e tratar dores musculares e nas articulações. Algumas delas incluem:
- manter uma dieta equilibrada, rica em nutrientes que ajudam a fortalecer as articulações, como cálcio, vitamina D e ômega-3;
- manter um peso saudável, pois o excesso de peso sobrecarrega as articulações;
- evitar posturas incorretas e movimentos repetitivos que podem causar lesões musculares e nas articulações;
- utilizar calçados adequados que proporcionem um bom suporte e amortecimento para os pés;
- realizar pausas regulares durante atividades que exigem a mesma posição por longos períodos, como sentar em frente ao computador;
- utilizar técnicas de relaxamento, como meditação, ioga ou massagem para aliviar o estresse e a tensão muscular;
- evitar o consumo de alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, tabaco, que podem aumentar a inflamação subclínica e prejudicar a saúde das articulações.
É importante lembrar que, em caso de dores persistentes, é fundamental buscar ajuda médica para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Medicamentos e terapias complementares, como fisioterapia, acupuntura e osteopatia, podem ser indicados pelo profissional de saúde para ajudar no alívio das dores musculares e nas articulações.
Se você já sofre de dores articulares, conte com a ajuda de um profissional de saúde para que ele possa orientar o melhor tipo de exercício para o seu caso. Nunca utilize medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios sem orientação médica.
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber novos conteúdos sempre que eles forem postados.