câncer de próstata

Câncer de próstata: um resumo com as principais informações

O câncer de próstata é uma doença que atinge milhares de homens todos os anos. No entanto, a boa notícia é que existem formas de tratamento muito eficientes, quando o problema é descoberto de maneira precoce, ainda em suas fases iniciais.

Por isso, a campanha Novembro Azul busca ressaltar a importância do diagnóstico e prevenção contra essa doença. O modo mais eficiente para prevenir o câncer de próstata é, justamente, identificá-lo logo nos primeiros sintomas ou sinais. E pensando na importância desse assunto, nós resolvemos trazer este conteúdo.

Continue a leitura para entender o que é o câncer de próstata, as formas de prevenção e tratamento, bem como os primeiros sintomas que você deve ter atenção.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula masculina e fica localizada na frente do reto, logo abaixo da bexiga. A sua função é produzir um líquido que compõe o sêmen, nutrindo e protegendo os espermatozoides.

Contudo, ela não tem nenhuma relação com a ereção nem com o orgasmo masculino. Em jovens, ela tem, em média, o tamanho de uma ameixa. Mas pode aumentar com o passar do tempo, conforme o avançar da idade.

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é tão preocupante que chega a ser um caso de saúde pública. Segundo dados do SUS, estima-se que em um ano cerca de 60 homens em um universo de 100 mil são vítimas da doença.

Basicamente, ele é um tumor que fica localizado abaixo da bexiga, envolvendo a uretra. Depois do câncer de pele, esse é o tipo mais frequente em homens. Embora comum, muitos preferem não conversar sobre o assunto.

É nesse ponto que mora o perigo. Isso porque é uma doença que pode levar à morte. Quando detectada em estágios avançados, o tratamento é muito agressivo. Porém, o cenário muda se o paciente detectar precocemente. As chances de cura podem chegar a 90%, sendo considerado um número muito alto na medicina.

Como se prevenir do câncer de próstata?

Além da verificação de alterações na próstata, é fundamental seguir algumas dicas para prevenir a doença. Entre elas, podemos citar:

Assim, a forma mais eficiente de prevenir essa doença é adotando um estilo de vida saudável e realizando os exames periódicos, pois os sintomas nem sempre surgem na fase inicial. Por isso, a partir dos 50 anos já é indicado fazer os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e toque retal. Ou a partir dos 45, quando há histórico na família.

Quais são os sintomas que você deve ficar atento?

Mesmo com todos os cuidados preventivos, você precisa ficar atento em relação aos principais sintomas do câncer de próstata. Por isso, observe:

  • dificuldades de urinar;
  • demora em começar e finalizar o processo de urina;
  • presença de sangue na urina;
  • redução do jato de urina;
  • necessidade de urinar constantemente.

Dito isso, caso note algum desses sintomas é preciso procurar um urologista imediatamente. Afinal, apenas os exames podem confirmar a doença. Isso porque os sinais podem estar associados a outros tipos de enfermidades mais ou menos graves. Mas em caso positivo de câncer de próstata, o médico indicará o tratamento mais adequado, que envolve cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal.

Como mostramos, o câncer de próstata é uma doença séria que precisa de acompanhamento médico profissional. Contudo, ao realizar os exames conforme as orientações do seu médico, a doença pode ser detectada rapidamente e tratada com grande eficiência e chances de cura.

Se você achou este artigo relevante, então, compartilhe-o em suas redes sociais. Sobretudo, mande para aqueles amigos que ainda têm certa resistência quanto aos exames para detecção dessa doença, bem como de outras. Cuidar-se também é coisa de homem!