fbpx
bulbo capilar

Bulbo capilar: o que é e como cuidar do cabelo desde a raiz

O bulbo capilar é um dos principais pontos de atenção quando o assunto é a saúde dos fios. Para ter um crescimento saudável, é fundamental que a raiz esteja bem cuidada. Entretanto, muitas pessoas se descuidam desse fator.

Quando ocorre a queda capilar acentuada, seja em homens ou mulheres, pode significar que a reposição dos fios não acontece da maneira correta.

Então, o que é preciso para garantir a saúde do bulbo capilar? Se essa é sua dúvida, este material vai levantar os principais pontos que você precisa saber sobre o seu cabelo. Vamos lá?

O que é o bulbo capilar e qual a sua função?

Antes de tudo, precisamos explicar o que são os bulbos capilares. Trata-se simplesmente da raiz do seu cabelo, que possui células de crescimento ativas, responsáveis pela produção dos fios e seu crescimento saudável.

Toda atividade do bulbo começa a partir da absorção de nutrientes, os quais são encaminhados pela corrente sanguínea e chegam até a papila dérmica, que fica abaixo do bulbo.

Em outras palavras, quanto melhor for o consumo de alimentos ricos em nutrientes importantes para o seu cabelo, melhor será o crescimento dos fios. É por esse motivo que o déficit de minerais é um problema para a estrutura da fibra capilar, bem como para a sua saúde.

Quais são os principais problemas ligados à raiz do cabelo?

Em um processo orgânico, as madeixas caem e se renovam. Nesse momento, é o bulbo capilar que produz os novos fios. Entretanto, quando essa queda de cabelo é além do natural e/ou o bulbo capilar apresenta dificuldade para fazer crescer os fios, é preciso investigar a causa.

A baixa quantidade de nutrientes, o estresse, o tabagismo, a exposição excessiva ao sol e outros hábitos ruins são prejudiciais para a saúde do seu cabelo. Afinal, esses fatores afetam o bulbo capilar, que não consegue fazer a reposição orgânica.

Por exemplo, o cortisol, hormônio diretamente ligado ao estresse, pode se depositar no bulbo, o que dificulta o seu trabalho de produção de fios de cabelo. Logo, é de extrema importância modular esse hormônio.

A dermatite seborreica é outro grave problema quando o assunto é saúde capilar. Também conhecida como caspa, a descamação (excesso de células mortas) do couro cabeludo acelera a queda de cabelos. Tendo todas essas informações em mente, saiba que, em alguns casos, é necessária uma orientação médica.

Por fim, é de extrema importância que você cuide da saúde de suas madeixas desde antes do nascimento dos fios. Isso porque a queda capilar não é o único problema. A fraqueza dos fios e o aspecto quebradiço, quando o bulbo não está saudável, também é recorrente.

Como cuidar do seu bulbo capilar?

Já que existem tantos problemas ligados à saúde do bulbo capilar, como é possível cuidar dele? Para garantir fios mais bonitos, saudáveis e brilhantes é necessário ter essa preocupação. Então, saiba que produtos específicos para o seu tipo de cabelo e a suplementação de vitaminas estão entre as soluções possíveis.

A alimentação saudável também é importante para garantir os nutrientes essenciais para o crescimento capilar. Por isso, é importante incluir em sua dieta fontes de proteína, ferro, zinco, vitamina A e ômega 3.

Além disso, existem também alguns tratamentos que permitem fazer a ativação dos bulbos capilares de dentro para fora. É o caso de Keranat™, um suplemento natural que ajuda no crescimento e fortalecimento dos cabelos. A sua composição de fitoesteróis e triterpenóides do Painço e fitoceramidas atua para o fortalecimento e a beleza dos fios. Entre seus benefícios, podemos destacar:

  • diminui os fios da fase telógena, quando ocorre a queda;
  • promove brilho e maciez aos cabelos;
  • ajuda a prevenir caspa e seborreia;
  • aumenta o volume dos fios;
  • melhora a aparência das madeixas;
  • protege o pigmento natural, reduzindo os fios brancos.

Em resumo, o bulbo capilar é um dos principais temas que você deve ter atenção para ter cabelos fortes e radiantes. Cuidar desse aspecto garante o nascimento saudável dos fios, além de fortalecê-los.

O Keranat™ está no mercado justamente por esse motivo. Além de ser uma abordagem natural, você pode encontrar o produto em uma farmácia de manipulação. Clique aqui e consulte a mais próxima da sua casa!

Consultar Farmácias

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.