Sarcopenia

BODYBALANCE®: uma abordagem inovadora contra a sarcopenia

A última década trouxe grandes avanços acerca do conceito e do entendimento da sarcopenia. Atualmente, a sarcopenia é reconhecida como uma doença muscular e de natureza multifatorial e sistêmica, cuja redução da força muscular é determinante principal para disparar o gatilho de sua investigação diagnóstica. As atuais evidências enfatizam o impacto da função muscular na perda de massa muscular, assim como ratificam o impacto terapêutico da reabilitação nutricional e física como pilares da intervenção. Apesar de muitos avanços, a sarcopenia continua negligenciada e subtratada na prática clínica regular dos pacientes idosos. 

Alguns estudos defendem que a sarcopenia se encaixa na definição atual de síndrome geriátrica devido à sua alta prevalência na população idosa, seus fatores contribuintes intrínsecos a essa faixa etária e por ser fortemente associada a desfechos desfavoráveis à saúde, como elevação do risco de queda e fratura, perda de funcionalidade, incapacidade, morbidade e mortalidade (Neth J Med. 2003;61(3):83-87). 

No Brasil, estima-se que a prevalência de sarcopenia na população idosa seja em torno de 17%, de acordo com a recente revisão sistemática com meta-análise (Geriatr Gerontol Int. 2017;17(1):5-16. doi:10.1111/ggi.12720). 

Prevenir e reduzir o grau de sarcopenia trazem benefícios para indivíduos, suas famílias e sociedade. Não há tratamento padrão atual e, como muitos fatores de risco não podem ser alterados, a nutrição e o exercício físico parecem ser os principais pilares da intervenção. 

Suplementos proteicos têm sido recomendados como estratégia nutricional crucial em indivíduos com sarcopenia. A suplementação de proteína pode aumentar a massa muscular, reduzir complicações, melhorar a força e a  composição corporal. O estudo PROT-AGE recomendou a ingestão de 1,2g/kg de peso corporal/dia de proteínas, por dieta ou suplementação, em pessoas idosas. Idosos frágeis com doenças agudas ou crônicas precisam de proteína dietética ainda maior: 1,2 – 1,5g/kg de peso corporal/dia (J Am Med Dir Assoc. 2013;14(8):542-559). 

BODYBALANCE®: uma nova abordagem no combate à sarcopenia

O BODYBALANCE® surge como uma ferramenta inovadora na luta contra os sinais da sarcopenia. Esse suplemento nutricional é formulado com peptídeos bioativos de colágeno específicos, comprovadamente eficazes para a manutenção da massa muscular e da mobilidade em idosos.

É essencial reconhecer que a sarcopenia não é exclusiva dos idosos. Deficiências nutricionais, condições inflamatórias crônicas, câncer, artrite reumatóide, diabetes e até mesmo o HIV podem desencadear esse processo em pacientes mais jovens. Os sintomas associados, como perda de peso, fadiga, fraqueza muscular e diminuição da capacidade física, podem afetar significativamente a qualidade de vida e a independência do paciente. Essas alterações têm sido apresentadas até mesmo em indivíduos saudáveis fisicamente ativos, resultando em perda da massa muscular de aproximadamente 1% a 2% ao ano, e perda de força em torno de 1,5 a 5% por ano, a partir dos 50 anos de idade (Muscles Ligaments Tendons J. 2014;3(4):346-350). 

Sarcopenia: Corte de ressonância magnética da coxa de um adulto de 21 anos, fisicamente ativo (acima) e idoso de 63 anos, sedentário (abaixo). A massa muscular (cinza) está diminuída no idoso; a gordura (branco) subcutânea e intramuscular está aumentada. Adaptado: de Roubenoff R. (2000).

Ao entender os mecanismos subjacentes à sarcopenia, é possível desenvolver estratégias de tratamento mais eficazes e personalizadas para cada paciente. 

Mecanismos de ação do BODYBALANCE®

Estudos científicos fornecem evidências convincentes de sua eficácia. A abordagem única de BODYBALANCE® reside em sua capacidade de estimular a hipertrofia muscular através da ativação de vias específicas, como o PAX-7 e a mTOR. O aumento da PAX-7 e a mTOR estimula a hipertrofia muscular por meio da redução de células satélites e aumento da produção de células musculares. BODYBALANCE®  também atua no metabolismo de gordura através do estímulo da AMPK, enzima mitocondrial responsável pelo metabolismo energético celular, que aumenta o metabolismo de ácidos graxos, tomando como fonte de energia às células, resultando na redução da massa e gordura corporal (Am J Clin Nutr. 2014; 99(1): 86-95; Front Physiol. 2015; 6: 245; Eur J Appl Physiol. 2014; 114(4): 735-42).

Isso resulta em um aumento significativo da massa magra e em uma redução da gordura corporal, promovendo uma composição corporal mais saudável e funcional.

Por que BODYBALANCE® é diferente no tratamento da sarcopenia?

O BODYBALANCE® é composto por peptídeos bioativos de colágeno altamente purificados obtidos de forma específica, com os aminoácidos essenciais e não essenciais atuando com alta biodisponibilidade no organismo. Os resultados mostram que ele pode aumentar significativamente a massa magra (massa muscular) e diminuir a gordura (massa gorda) em combinação com exercícios físicos, e assim tratar e prevenir a sarcopenia relacionada ao envelhecimento.

Os peptídeos bioativos de colágeno® presentes no BODYBALANCE® são prontamente absorvidos pelo intestino delgado, o que é crucial para a recuperação muscular pós-treino. Além disso, esses peptídeos de colágeno altamente específicos são absorvidos pelo organismo de forma intacta.

Nem todos os colágenos são iguais!

O segredo da especificidade de BODYBALANCE® – tecnologia alemã, processo de hidrólise altamente controlado e realizado com enzimas específicas patenteadas, capazes de formar di e tri-peptídeos específicos para atuarem exclusivamente na musculatura esquelética: 

Adaptado: material do fabricante Gelita.

Rápida e excelente absorção dos peptídeos bioativos de colágeno Gelita no organismo

Sarcopenia
Rápida e excelente absorção dos peptídeos de colágeno no intestino
Adaptado: WATANABE-KAMIYAMA M, et al., 2010.

Um estudo clínico duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, conduzido por ZDZIEBLIK D em 2015 (Zdzieblik et al.2015, British Journal of Nutrition, page 1 of 9) trouxe luz aos benefícios potenciais de BODYBALANCE® para indivíduos com sarcopenia.

O estudo incluiu 60 homens com idade igual ou superior a 65 anos, todos diagnosticados com sarcopenia. Durante um período de 12 semanas, os participantes foram submetidos a um programa de exercícios de resistência três vezes por semana, incluindo puxada alta, leg press, supino e elevação dorsal. Metade do grupo recebeu uma suplementação diária de 15g de BODYBALANCE®, enquanto o outro grupo recebeu placebo.

Os resultados revelaram que a suplementação com peptídeos de colágeno específicos aumentou significativamente os benefícios dos exercícios de resistência para os participantes idosos afetados pela perda de massa muscular. O grupo que recebeu BODYBALANCE® apresentou um aumento notável na massa magra/muscular e na força muscular em comparação ao grupo que recebeu placebo. O ganho de massa muscular foi cerca de 50% superior, enquanto a força aumentou em praticamente 100%.

Além disso, observou-se uma redução significativa na gordura corporal entre os participantes que receberam suplementação com BODYBALANCE®. Esse grupo perdeu aproximadamente 50% mais gordura do que o grupo que recebeu placebo.

Esses resultados destacam o potencial de BODYBALANCE® no combate à sarcopenia, oferecendo benefícios tangíveis na preservação da massa muscular, no aumento da força e na redução da gordura corporal em indivíduos mais velhos. Esse estudo clínico fornece uma base sólida para a inclusão de BODYBALANCE® em estratégias de tratamento para sarcopenia e destaca seu papel promissor no apoio à saúde muscular em idosos.

Sarcopenia
Alteração da massa magra (músculo) após 12 semanas de intervenção em comparação ao início do estudo. Intervenção: uma hora de exercícios de resistência três vezes por semana  e suplementação diária com BODYBALANCE™ (15g/d) ou placebo. Adaptado: Zdzieblik et al.2015, British Journal of Nutrition, page 1 of 9.
Alteração da força muscular após 12 semanas de intervenção comparada ao início do estudo. Intervenção: uma hora de exercícios de resistência três vezes por semana e suplementação diária com BODYBALANCE™ (15g/d) ou placebo. Adaptado: Dossiê técnico BODYBALANCE™ Gelita®(2015).

O estudo demonstrou que a combinação de exercícios de resistência e suplementação de peptídeos bioativos de colágeno® específicos tem um impacto significativo no aumento da força muscular, influenciando positivamente a composição corporal e combatendo os sinais da sarcopenia. Os resultados indicam que, em apenas três meses, foi possível recuperar a massa muscular perdida ao longo de dez anos de envelhecimento natural. Essas descobertas destacam o potencial promissor de BODYBALANCE® como uma abordagem eficaz no tratamento e na prevenção da sarcopenia, oferecendo uma maneira segura e acessível de melhorar a saúde muscular e o bem-estar geral em indivíduos mais velhos.

Integração de BODYBALANCE® na prática clínica

É fundamental que os médicos estejam comprometidos em fornecer o melhor cuidado possível aos pacientes. O BODYBALANCE® é uma ferramenta valiosa na busca pela promoção da saúde muscular e do bem-estar geral. Ao integrar essa abordagem inovadora na prática clínica, é possível ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e a enfrentar os desafios crescentes associados à sarcopenia.

BODYBALANCE® é versátil e pode ser associado a outros ingredientes, como vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoterápicos entre outros no manejo integrativo no controle e tratamento da sarcopenia. 

BODYBALANCE® é clean label, livre de lactose e glúten; é facilmente dissolvido em líquidos (suco, água, leite etc.); apresenta um teor de cerca de 90% de proteínas e é livre de carboidratos, fibras, aditivos, conservantes e corantes e oferece excelente digestibilidade. BODYBALANCE® é considerado uma suplementação proteica “limpa” e segura para quem busca mais saúde e uma composição corporal saudável.

Para mais informações sobre BODYBALANCE® e para incorporá-lo à sua prática clínica, fale conosco pelo botão abaixo.

Referências bibliográficas

Bauer J, Biolo G, Cederholm T, et al. Evidence-based recommendations for optimal dietary protein intake in older people: a position paper from the PROT-AGE Study Group. J Am Med Dir Assoc. 2013;14(8):542-559. doi:10.1016/j.jamda.2013.05.021.

Diz JB, Leopoldino AA, Moreira BS, et al. Prevalence of sarcopenia in older Brazilians: A systematic review and meta-analysis. Geriatr Gerontol Int. 2017;17(1):5-16. doi:10.1111/ggi.12720 

Keller K, Engelhardt M. Strength and muscle mass loss

with aging process. Age and strength loss. Muscles Ligaments Tendons J.

2014;3(4):346-350. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24596700/ 

Olde Rikkert MG, Rigaud AS, van Hoeyweghen RJ, de Graaf J. Geriatric syndromes: medical misnomer or progress in geriatrics?. Neth J Med. 2003;61(3):83-87. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12765229/ 

Watanabe-Kamiyama M, et al. Absorption and effectiveness of orally administered low molecular weight collagen hydrolysate in rats. J Agric Food Chem. 2010, 58(2): 835-41 

Zdzieblik D, et al. Collagen peptide supplementation in

combination with resistance training improves body composition and increases

muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. Br J Nutr. 2015 Oct

28;114(8):1237-45. doi:10.1017/S0007114515002810