adocao-de-tratamento-multidisciplinar-para-inflacao-cronica-subclinica

A importância do tratamento multidisciplinar para inflamação crônica subclínica

A adoção de tratamento multidisciplinar para inflamação crônica subclínica é um dos processos da medicina integrativa. O ambiente da saúde vem evoluindo de forma significativa. Diante disso, esses elementos passaram a fazer parte do dia a dia dos médicos, farmacêuticos e pacientes.

Nesse contexto, essa evolução vem proporcionando vantagens para os pacientes. Afinal, eles podem ter tratamentos mais eficientes e direcionados. Sendo assim, é fundamental reconhecer as formas de adotar esse novo conceito em sua clínica ou consultório.

Neste artigo, discorreremos um pouco mais sobre a adoção de tratamento multidisciplinar, focando especialmente no combate à inflamação crônica subclínica. Acompanhe!

A importância da medicina integrativa nos dias atuais

A complexidade do organismo humano levou os cientistas a realizarem inúmeras pesquisas. Com isso, foi possível perceber a importância de tratar o paciente com base nas singularidades que cada um apresenta. Diante disso, será necessária uma atenção personalizada para propor resultados que realmente propaguem uma melhor qualidade de vida.

Como bem sabemos, é muito importante manter um bom relacionamento com nosso público. Não apenas na busca de estabelecer táticas de fidelização, mas na intenção de promover a medicina integrativa. Afinal, ela acontece a partir da relação entre profissional de saúde e o paciente.

Neste caso, o prescritor propõe uma solução com os principais ativos que focam na melhora das funções do corpo e proporcionam o bem-estar da população, principalmente em tal momento em que vivemos, com muitas pessoas ainda sofrendo de sequelas neurológicas pós-COVID-19.

No geral, a medicina integrativa contempla desde pacientes que apresentam normalidade nos exames, mas que de alguma forma se sentem doentes, até aqueles com problemas em desenvolvimento e aparentam estar bem saudáveis. Sem dúvidas, é uma ótima maneira de diminuir riscos e tratar uma patologia antes mesmo dela atingir um patamar maligno.

A inflamação crônica subclínica e sua interferência na saúde

A maior parte dos problemas que atingem as pessoas está relacionada à inflamação crônica. É o que mostra um artigo publicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nesse sentido, uma das formas de solucionar muitas enfermidades, ou, pelo menos, reduzir os seus efeitos colaterais, é tratar a origem de suas causas. Logo, o próprio processo de inflamação.

A medicina integrativa busca intervir de modo preventivo. Além disso, entende que o melhor modo de resolver alguma enfermidade é eliminando a sua causa. Nesse ponto, surge a importância da adoção de tratamento multidisciplinar para inflamação crônica subclínica. Ele é capaz de solucionar o problema na totalidade. Assim, diminuindo problemas relacionados aos efeitos colaterais de medicamentos tradicionais, como os provocados pelas estatinas.

A adoção de tratamento multidisciplinar para inflamação crônica subclínica

Partindo do ponto que mencionamos anteriormente, muitos profissionais vêm atuando com uma abordagem mais ampla para solucionar diversos problemas. Portanto, a adoção de tratamentos multidisciplinares para inflamação crônica subclínica é de extrema importância.

Por meio dessa abordagem, o profissional da saúde enxerga o seu paciente como um todo, ou seja, em vez de analisar um ponto em específico, avaliar o corpo humano na totalidade. Em razão disso, é possível identificar problemas gerados pela inflamação de modo eficaz.

Por exemplo, problemas relacionados ao aumento do colesterol no sangue podem ser causados pelo processo inflamatório crônico. Nesse sentido, além da prescrição de medicamentos que reduzem os níveis de LDL no sangue, o prescritor pode indicar abordagens mais modernas que atuam na redução da inflamação crônica.

As abordagens para o tratamento da inflamação crônica subclínica

A adoção de tratamentos multidisciplinares para inflamação crônica subclínica deve atuar em diversas frentes. Assim, o paciente pode ser submetido a atividades físicas controladas, manutenção do estresse, suplementação personalizada e nutrição magistral. Uma farmácia de manipulação pode desenvolver formulações específicas para cada pessoa.

Alguns exemplos de componentes que podem minimizar os efeitos do problema são: ômega 3, coenzima Q10, cúrcuma longa, berberina, resveratrol e ácido alfa-lipóico. Determinadas vitaminas e minerais, como zinco, cobre, selênio e magnésio, também são importantes.

Isso significa que o profissional precisará da atuação de outras áreas da saúde, ou seja, a redução da inflamação crônica trata-se de um trabalho multidisciplinar. Por isso, envolve educadores físicos, nutricionistas e, principalmente, fornecedores de suplementos nutracêuticos.

Essa abordagem mais ampla favorece em muito os pacientes. Por esse motivo, o foco é causar o aumento de indicadores de saúde. Desse modo, o próprio organismo conseguirá combater eventuais problemas.

+Berry® na modulação da inflamação crônica subclínica

Ativo inovador com tecnologia alemã, contendo antocianinas bioativas, valiosos compostos vegetais que ajudam não só no combate aos radicais livres, mas atuam de forma eficaz na modulação da inflamação. Além disso, contribui para a manutenção da saúde das artérias e veias.

+BERRY fornece todos os tipos de antocianinas naturais provenientes de mirtilos silvestres da Escandinávia (Vaccinium myrtillus) e groselha negra da Nova Zelândia (Ribes nigrum), que naturalmente são as maiores fontes de antocianinas – produzido por meio de um processo patenteado de extração por nitrogênio, que bloqueia o oxigênio, que permite concentrar e estabilizar todos os tipos de antocianinas naturais combinados em uma dose diária.

No total, 24 estudos duplos-cegos, controlados por placebo, foram concluídos até o momento na Noruega, Itália, Austrália, China e Alemanha sobre a combinação das 17 diferentes antocianinas de +Berry®. O suplemento foi desenvolvido há mais de 20 anos, na Noruega, de onde vem sendo estudado desde então. Dentre os estudos publicados, foi demonstrado os benefícios de +Berry® na modulação da inflamação, estresse oxidativo, proteção cardiometabólica e modulação da síndrome metabólica.

Entre as pesquisas, foi possível perceber que ele consegue regular a glicose no sangue no decorrer de 24 semanas de uso. Além do fato de as antocianinas ajudarem a apoiar a modulação da microbiota colônia intestinal total, aumentam os níveis de HDL e protegem o endotélio. Veja abaixo mais benefícios e outras informações sobre esse suplemento.
Inflamação reduzida:

Nutr. 2007; 137(8):1951-4; Nutr Metab Cardiovasc Dis. 2013; 23(9):843-9.
• Modulação das citocinas pró-inflamatórias controladas por NF-kB;
• Interleucina 8 (IL-8): 45% versus 20% do placebo;
• Indutor de interferon NF-kB: 40 % versus 15% do placebo;
• Níveis de IL-4: 60 % versus 4% do placebo;
• Níveis de IL-13: 38 % versus 6% do placebo;
• Modulação da proteína C-reativa (PCR) ultrassensível: -21,6% vs -2,5% do placebo;
• Redução da IL-1 plasmático: -12,8% vs 1,3% do placebo

Os benefícios das propriedades das antocianinas

Por ser um nutracêutico que ajuda a regular a glicose no sangue, ele promove a prevenção do diabetes e outras morbidades relacionadas. No que lhe concerne, esses antioxidantes poderosos presentes no +Berry® colaboram para diminuir a inflamação crônica, condição que gera calcificação em partes do corpo, como veias, artérias e outros tecidos moles.

Aliado a isso, os efeitos anti-proliferativos e anti-inflamatórios do +Berry® ajudam a melhorar a saúde intestinal, através da melhora da microbiota colônica, reduz o risco de doenças cardiometabólicas, problemas circulatórios e previne o envelhecimento precoce da pele, modulando o fotodano e MMP´s e preservando a matriz dérmica.

A qualidade de vida favorável à longevidade do paciente

De maneira geral, esse tratamento multidisciplinar para inflamação crônica subclínica com o auxílio do +Berry® faz com que o paciente alcance o envelhecimento saudável. Sobretudo, por meio de uma solução natural que tem capacidade oxidante 200 vezes maior em comparação à vitamina C e 50 vezes maior à vitamina E.

Afinal, estamos diante de um nutracêutico que ajuda no fortalecimento das funções cognitivas e cerebrais. Assim, os idosos não sofrerão com determinadas enfermidades graves, que limitam a rotina dessas pessoas e causam dependência de outrem até em atividades corriqueiras do dia a dia.

Por fim, concluímos que a adoção de tratamento multidisciplinar para inflamação crônica subclínica pode ser a solução mais adequada para resolver o problema. Assim, é importante ter acesso a ferramentas e produtos capazes de atender a essa demanda, atuando de forma precisa.

Se deseja conhecer mais sobre os ativos exclusivos Ibero Magistral e suas abordagens no tratamento multidisciplinar, clique aqui e fale com um representante.