fbpx
acne da mulher adulta

Acne da mulher adulta: alternativas para tratamento

A acne da mulher adulta é um grande problema enfrentado por algumas pacientes. Muito comum na adolescência, esse problema pode voltar a assombrar algumas mulheres mesmo após passar por essa fase da vida, e costuma reaparecer a partir dos 25 anos.

Existem diversos motivos que contribuem para essa reação, contudo, uma série de soluções que você pode implementar. Pensando na importância do assunto, mostramos como esse problema ocorre e algumas alternativas interessantes para o tratamento. Boa leitura!

O processo de formação de acne da mulher adulta

A acne na vida adulta pode ter razões hormonais, pelo uso de medicamentos e por algumas enfermidades. Cerca de 80% das pessoas são atingidas por ela na juventude. Na fase adulta, ela é menos frequente, contudo, provoca transtornos consideráveis para o paciente, principalmente nas mulheres.

Afinal, a acne gera um aspecto indesejado na pele, deixando marcas que podem demorar meses para sumir. A formação ocorre em toda a superfície da pele, em especial no folículo piloso. Desse modo, as glândulas sebáceas desembocam no folículo pilossebáceo — com ou sem pelo. As maiores são encontradas na região em que existem menos pelos, como o nariz e a fronte.

A constituição da acne se dá por diversos lóbulos que apresentam perifericamente uma camada de células em formato cúbico basófilas, repleto de glicerídeos neutros.

Os principais motivos do problema

Entre as principais origens ou motivos para o surgimento da acne da mulher adulta, podemos destacar os seguintes:

  • alimentação irregular, baseada no alto consumo de açúcares e gorduras;
  • diabetes e hipotireoidismo;
  • hiperprolactinemia;
  • medicamentos à base de ACTH, corticosteroides, compostos estrógenos, danazol e testosterona;
  • alteração nos níveis de progesterona, por fatores menstruais;
  • estresse, tendo em vista que ele estimula o eixo córtex-hipotálamo-hipófise-supra-renal.

Os tratamentos aplicados para acne da mulher adulta

A maior parte dos tratamentos aplicados no combate à acne da mulher adulta age diretamente nas causas do problema. Ou seja, focando em melhorar o aspecto da pele. Essa abordagem é compreensiva, visto que o paciente chega ao consultório visando obter uma solução rápida.

Contudo, a chave do sucesso para o tratamento é atingir o fator gerador da acne. Portanto, o médico conduz uma investigação profunda nas causas do problema e, assim, utiliza as abordagens adequadas. Com a medicina de precisão, é possível prescrever medicamentos, suplementos e nutracêuticos direcionados. Nesse sentido, alguns exemplos interessantes são:

  • OX-Berry® +Berry, para tratar problemas como o diabetes, que causa a acne;
  • Zembrin®, que foca em soluções para diminuição do estresse e da ansiedade;
  • Colágeno VERISOL®, que trabalha na redução das cicatrizes geradas pela acne, além de ser um excelente combatente ao envelhecimento precoce da pele.

É notório que em alguns casos o profissional não pode dispensar a recomendação de uso de certas drogas, como antiandrogênicos e retinoides, peróxido de benzoíla e antibióticos ou anti-inflamatórios não hormonais.

No entanto, o foco deve ser utilizar os elementos que proporcionam o menor impacto possível em outras áreas e processos do corpo. Além disso, eventuais efeitos colaterais também podem ser, de certa forma, eliminados através da ingestão de alguns nutracêuticos e, até mesmo, com a alimentação, diminuindo a necessidade de doses altas de ativos.

Por fim, podemos concluir que a acne da mulher adulta, apesar de ser um problema que afeta a vida dos pacientes, pode ser tratada com eficiência. Desse modo, além das abordagens terapêuticas é fundamental ingressar com uma alimentação capaz de favorecer o desaparecimento desse problema.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais profissionais conheçam sobre o assunto.

Converse com especialista

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.