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Vendas agregadas: saiba como usar essa técnica para melhorar os resultados da farmácia magistral

A técnica de vendas agregadas, também conhecida como cross selling, é uma ótima maneira de melhorar o ticket médio da farmácia. Isso acontece tendo em vista que a empresa aumentará os lucros e, com isso, terá mais chances de ultrapassar as metas estabelecidas.

Além disso, ela também pode deixar os clientes satisfeitos com os itens comprados, sendo uma grande estratégia no momento de fidelizá-los. Vale destacar que a venda não deve ser feita com base no preço e, sim, no valor agregado e na qualidade de vida que o cliente da farmácia usufruirá ao adquirir os produtos.

Para saber mais sobre como implementar as vendas agregadas e impulsionar os resultados da farmácia, acompanhe a leitura deste texto!

O que é a venda agregada?

A venda agregada faz parte de uma estratégia de marketing que visa o aumento da lucratividade do negócio, ao mesmo tempo em que é proporcionado um atendimento diferenciado e com qualidade ao cliente. Nesse contexto, observa-se o que o cliente está comprando e faz-se a sugestão de outros produtos similares. Essa técnica funciona tanto em farmácias físicas quanto online.

A seguir, confira algumas dicas do que fazer para que a venda agregada funcione satisfatoriamente.

Treine a sua equipe

A sua equipe precisa estar muito bem preparada para fazer a venda agregada de forma eficiente. Nesse sentido, ofereça treinamentos aos vendedores, como as dinâmicas de grupo, que são fundamentais para apresentar diferentes marcas aos clientes e, inclusive, aos farmacêuticos, que devem ser habilitados para a prescrição farmacêutica.

Quando o colaborador treinado consegue reconhecer o problema do cliente, fica mais fácil oferecer uma solução eficaz e, ainda, convidar o cliente a conhecer outros produtos complementares. Para isso, os colaboradores precisam estudar os diversos produtos presentes no negócio, visando extrair o máximo de informações possíveis. Dessa forma, fica mais fácil alavancar as vendas.

Faça o cruzamento de produtos

A venda cruzada deve ser feita de forma natural e com o objetivo de agregar valor à experiência que o cliente terá com o uso dos produtos indicados. Por exemplo, quando um cliente solicita um sabonete facial específico para pele seca, o colaborador também pode indicar um hidratante e um protetor solar para o rosto, que atuam para o mesmo tipo de pele. Esse tipo de atendimento deve ser ensinado no treinamento da equipe. Ele pode ser aplicado no balcão, no telefone, na venda online, no caixa, entre outras situações.

Garanta o estoque dos produtos

Ao implementar a estratégia de vendas agregadas, é fundamental observar com atenção a gestão de estoque. Dessa forma, nenhum produto estará indisponível quando houver a procura por ele. Esse cuidado é fundamental, principalmente no caso da intenção orgânica de compra do cliente. Este já chega ao estabelecimento com uma relação de produtos similares com a finalidade de comprá-los.

Para atender a demanda natural da estratégia de vendas, que tende a aumentar com o tempo, o ideal é ter um estoque com uma quantidade relevante dos itens. Desse modo, atende-se sempre a demanda, evitando frustrações por parte do cliente.

Com essas informações, fica muito mais fácil adicionar as vendas agregadas de forma eficiente no dia a dia da farmácia, certo? Lembre-se de que é fundamental investir no treinamento de sua equipe, para que os clientes tenham a devida atenção farmacêutica de forma a complementar e a otimizar o tratamento que eles fazem. Com isso, os seus profissionais poderão oferecer sugestões a fim de promover a melhora da qualidade de vida de muitas pessoas.

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