Prevenção e tratamento da sarcopenia pós-COVID-19

O tratamento da sarcopenia pós-COVID-19 tem ganhado expressividade no meio médico. Isso porque pacientes acamados e intubados podem sofrer grave perda de massa muscular e diminuição do peso corporal. Por isso, é fundamental entender as formas de resolver o problema.

Assim como ocorre em outros casos, é importante ter uma abordagem mais ampla para o tratamento de efeitos colaterais pós-COVID-19. Essa multidisciplinaridade permite trabalhar diversas frentes, gerando benefícios ao paciente por completo.

Neste artigo, mostramos os dados da sarcopenia pós-COVID-19 e como funciona a abordagem multidisciplinar para o tratamento. Acompanhe!

Os dados da sarcopenia pós-COVID-19

Inicialmente, é preciso entender um pouco mais dos números desse efeito colateral. Para isso, um grupo de profissionais do Hospital Sírio Libanês publicou um estudo no periódico Frontiers in Physiology. Em síntese, os números foram muito expressivos e preocupantes.

Segundo dados levantados, a perda de massa muscular do paciente com COVID-19 chega a ser de 3,7% ao dia. O valor é maior que os encontrados em casos graves de sepse ou disfunções múltiplas em órgãos. O levantamento mostrou que a prolongação da internação e o uso de ventilação mecânica pode contribuir para o aumento desse número. Logo, estamos diante de um dado preocupante e que necessita de uma abordagem em diversas frentes.

As abordagens para o tratamento da sarcopenia pós-COVID-19

Quando se fala em tratamento da sarcopenia pós-COVID-19, é importante compreender a necessidade de uma abordagem multidisciplinar, pois considera o paciente como um todo no momento de tratar o problema. Veja o que pode ser feito.

Terapias fisioterápicas

A fisioterapia é uma das primeiras abordagens no tratamento da sarcopenia pós-COVID-19. Ela é fundamental para restabelecer o paciente para as suas atividades cotidianas. O ideal é indicar o tratamento domiciliar visando garantir maior segurança e efetividade no procedimento. Contudo, práticas podem ser feitas durante a hospitalização para melhores resultados.

Fortalecimento muscular por meio de atividades físicas

O fortalecimento muscular pode iniciar de forma moderada, alcançando 150 minutos de atividade física por semana. A intensidade e o tempo de duração podem aumentar conforme a recuperação muscular do paciente. Ademais, o fortalecimento cardiorrespiratório também se faz necessário, visto as complicações respiratórias da doença.

Melhoria na abordagem nutricional

Outro ponto importante é a abordagem nutricional, sendo necessário indicar uma dieta capaz de suprir toda a necessidade de proteínas perdidas. Afinal, é preciso que o paciente tenha acesso a todos os nutrientes necessários para a recomposição muscular. Alimentos com poder anti-inflamatório e antioxidante também trazem alívio para a inflamação provocada pelas citocinas no processo de cura da enfermidade.

Uso de suplementos nutricionais

Por fim, o uso de suplementos nutricionais específicos pode ser sugerido por médico fisiatra e nutricionista. E um nutracêutico que vem demostrando ótimos resultados é BODYBALANCE™, com uma combinação de Peptídeos Bioativos de Colágeno e função específica para o aumento de massa muscular. Sua composição não interfere no plano alimentar do paciente, podendo, inclusive, ser combinada com o uso de outros suplementos.

Aliado à prática regular de atividades físicas, BODYBALANCE™ trabalha com a melhora na composição corporal e redução dos níveis de gordura. Desse modo, sua combinação de peptídeos promove o aumento de massa magra enquanto combate os efeitos do enrijecimento da musculatura. É, portanto, um grande aliado no tratamento dessa condição.

Por fim, podemos concluir que o tratamento da sarcopenia pós-COVID-19 necessita de uma abordagem multidisciplinar, sobretudo, aliando atividades, alimentação e suplementação.

Gostou deste artigo? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre saúde.