Microbiota intestinal e imunidade

Microbiota intestinal e imunidade: como apresentar essa relação aos clientes

Microbiota intestinal e imunidade são assuntos que têm uma relação muito próxima. É impossível pensar em desenvolver o sistema imunológico sem trabalhar a área intestinal. Isso porque os nutrientes essenciais para ele são sintetizados nessa área do corpo.

Nesse sentido, abre-se uma grande oportunidade para as farmácias magistrais, à medida que podem comercializar produtos que proporcionem benefícios à microbiota intestinal junto à imunidade. Inclusive, auxiliando no processo de emagrecimento saudável e gerenciamento de medidas. Foi pensando nisso que resolvemos preparar este conteúdo.

A seguir, você verá como ocorre essa relação e os produtos que podem ser inseridos no tratamento dos pacientes. Continue lendo e saiba aproveitar essa oportunidade para aumentar as vendas e fidelizar clientes com uma nova abordagem.

A relação entre microbiota intestinal e imunidade

Existe uma relação recíproca entre a microbiota intestinal e imunidade. Os microrganismos que residem no corpo têm um papel fundamental na regulação da fisiologia de seus hospedeiros, bem como na prevenção de infecções patogênicas. O equilíbrio entre os dois sistemas representa um grande desafio para os profissionais da saúde. Sobretudo, quando analisamos o dia a dia dos pacientes e a falta de cuidado com a saúde intestinal.

Contudo, cerca de 70% das células imunes do corpo humano se encontram no trato intestinal. Logo, não há como dissociar a microbiota intestinal do processo de desenvolvimento da imunidade. Ou seja, garantir a saúde dessa área do organismo é potencializar a imunidade dos pacientes.

Além disso, um estudo indica que manter o equilíbrio da microbiota diminui consideravelmente os riscos de desenvolver doenças como diabetes tipo 2, obesidade e complicações cardiovasculares. Também previne alterações hormonais e inflamações intestinais, que costumam provocar flatulência e dificuldade de gerenciar o peso.

Os produtos que podem ser utilizados para potencializar a microbiota intestinal

Quando se fala em potencializar a saúde intestinal para garantir uma boa imunidade, existem alguns produtos que podem ser disponibilizados em sua farmácia. Nos próximos tópicos, conheça os principais.

Probióticos e prebióticos

A suplementação com probióticos é essencial para garantir a estabilização da microbiota intestinal e melhorar a absorção de vitaminas e minerais. Desse modo, ela também contribui para a promoção da resistência à colonização por patógenos, além de estimular o sistema imunológico. Enquanto isso, os prebióticos atuam no intestino grosso, estimulando o crescimento de bactérias boas.

OX-Berry® +Berry

O OX-Berry® +Berry é o nutracêutico indispensável quando o assunto é microbiota intestinal e imunidade. Afinal, trata-se de um ativo inovador composto por antocianinas obtidas em um processo altamente puro, retirado de mirtilos escandinavos terrestres e groselha negra.

Existe uma diferença fundamental nas antocianinas existentes em mirtilos comuns e nos silvestres do OX-Berry® +Berry. Os mirtilos silvestres e a groselha negra apresentam uma concentração maior de conteúdo de antocianinas. Assim, proporcionam um produto mais concentrado, que necessita de doses menores de ativo.

Um estudo conduzido por Faria A et al (2014) apresentou o potencial das antocianinas em promover melhorias na microbiota intestinal, com o crescimento de bactérias boas, como Bifidobaterium spp. e Lactobacillus spp. Também, reduzindo consideravelmente o número de bactérias nocivas a esse sistema, como Clostridium histolyticum. Isso após um período de seis semanas, sendo um potencial tratamento coadjuvante no tratamento da disbiose.

Além disso, o OX-Berry® +Berry trabalha em outras frentes, especialmente na redução da inflamação crônica e do estresse oxidativo. Esses fatores também contribuem para a melhoria do sistema imune. O uso contínuo desse produto é recomendado porque não existem efeitos colaterais, sendo, de fato, seguro. Ou seja, é uma grande oportunidade para oferecer um item diferenciado e exclusivo em sua farmácia.

Como pudemos perceber, a microbiota intestinal e imunidade são elementos que caminham de mãos dadas. Ao proporcionar benefícios ao primeiro sistema, você impactará o segundo, fazendo com que o sistema imune trabalhe com eficiência, evitando intercorrências relacionadas a ele.

Gostou deste artigo? Que tal continuar lendo sobre o assunto? Então, confira o nosso artigo sobre imunidade 4.0 e entenda a importância de defender e otimizar o sistema imunológico.