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alimentação e imunidade

Alimentação e imunidade: entenda como esses dois fatores se relacionam

Existe uma estreita relação entre alimentação e imunidade. Afinal, consumir alimentos saudáveis influencia diretamente na qualidade da saúde das pessoas, prevenindo gripes e resfriados, além de fortalecer o organismo como um todo, reduzindo o risco do surgimento de outras doenças.

A imunidade, de modo geral, é a capacidade que o corpo apresenta de se defender contra organismos invasores ou desconhecidos, e que podem causar alguma patologia, como é o caso de vírus, bactérias e fungos. Nesse sentido, ter uma alimentação balanceada auxilia na síntese de anticorpos e é uma garantia de manter o sistema imunológico fortalecido e livre de infecções e doenças.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, você vai entender como a alimentação está diretamente ligada ao aumento da imunidade. Acompanhe a leitura!

A alimentação está diretamente ligada à imunidade

Os alimentos naturais contêm alto índice de nutrientes importantes para o organismo, como vitaminas, sais minerais, proteínas, carboidratos — vitaminas A, complexo B, C, D e E, ácido fólico, carotenoides, zinco, selênio, entre outras.

Essas substâncias apresentam funções construtoras, reguladoras, energéticas, oxidantes, anti-inflamatórias e atuam diretamente no fortalecimento do sistema imunológico. A quantidade adequada de ingestão recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) costuma variar conforme as características de cada pessoa.

Os alimentos que beneficiam a imunidade

Conheça algumas opções de alimentos que você deve incluir na sua dieta para aumentar a imunidade.

Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C e A e contêm propriedades antioxidantes, que regeneram os tecidos e diminuem o ritmo do envelhecimento. Ainda, estimulam as células de defesa a produzir anticorpos que contribuem para aumentar a resistência do organismo, evitando resfriados, gripes e outras doenças. Além disso, reduzem o risco de infecções e atuam na manutenção dos linfócitos. Os principais exemplos de frutas cítricas são: laranja, limão, tangerina, acerola e kiwi.

Vegetais verde-escuros

Os vegetais verde-escuros contêm ácido fólico — um nutriente que auxilia na composição dos glóbulos brancos e estimula a síntese de anticorpos, estruturas que atuam na defesa do organismo. É o caso de brócolis, espinafre, rúcula, agrião, couve. Ademais,algumas  leguminosas têm a mesma função, como exemplo, feijão, lentilha e ervilha.

Vitamina E

Contém propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento. Além disso, essa substância atua no aumento das células de defesa. Exemplos de alimentos que contêm vitamina E são amêndoas, avelã, queijo, castanha-de-caju, amendoim, semente de girassol, cenoura e fígado.

Suplementação de nutrientes

Sobretudo, a rotina agitada pode fazer com que nem sempre possamos seguir uma alimentação balanceada. Assim, surge a importância da suplementação, como uma forma de garantir a ingestão de alimentos em quantidades adequadas. Nesse sentido, o OptiMSM® ganha destaque como um suplemento de alta qualidade, com certificação Kosher e Halal. O produto não contém glúten, lactose e alérgenos. Trata-se de um composto
orgânico contendo enxofre que é essencial para a saúde.

A saber, o enxofre é necessário à síntese de colágeno, juntamente com a vitamina B1, Vitamina C, silício, biotina e ácido pantotênico. É também muito importante na construção de aminoácidos metionina e cisteína. Além disso, MSM possui propriedade anti-inflamatória e detoxificante, melhorando a saúde das articulações, beleza, imunidade e promovendo envelhecimento saudável.

Veja o que mais OptiMSM® faz pela saúde:

  • promove a saúde das articulações, cartilagem, ligamentos e tecido conjuntivo;
  • ação detoxificante;
  • auxilia na beleza de pele, cabelo e unhas, por conter colágeno e queratina;
  • reduz os impactos do envelhecimento em decorrência do efeito antioxidante;
  • atua no fortalecimento do sistema imune;
  • evita o surgimento de rinites e problemas respiratórios;
  • melhora as reações metabólicas.

Inegavelmente, alimentação e imunidade estão intimamente conectadas. Afinal, a ingestão de quantidades adequadas de macro e micronutrientes é essencial para fortalecer o sistema imunológico e potencializar a ação de leucócitos que ajudam a defender o organismo. Portanto, não perca mais tempo e comece já a cuidar da sua saúde!

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