presença digital

O que é presença digital e por que ela é tão importante para a farmácia?

A maneira como os clientes consomem muda frequentemente. Se antes bastava ir à farmácia para tomar uma decisão, hoje, outros fatores influenciam o consumidor, como a sua experiência com a marca. Aliás, podemos dizer que a loja física de uma farmácia de manipulação se estendeu, e uma das suas principais ramificações é a presença digital. Entender essa questão é primordial para manter o negócio funcionando e competitivo.

No entanto, surgem muitas dúvidas quando se fala em presença digital. Como ela deve ser feita, em quais canais e por que ela é tão necessária? Continue a leitura para entender detalhadamente.

Presença digital: conceito e características

A presença digital consiste em usar os meios digitais para posicionar a sua marca, torná-la confiável, relevante e sinônimo de credibilidade. Então, imagine: o mesmo cuidado que você tem com a gestão da sua farmácia em relação à estrutura, design e disposição de produtos, também é exigido nas plataformas digitais. Ou seja, elas são outros canais de relacionamento, compra e experiência com o cliente.

Além disso, é preciso ter tudo alinhado. Tanto o espaço digital quanto o físico se cruzam e devem ter uma mesma linguagem. Isso significa que quem compra na farmácia magistral física deve encontrar a mesma padronização de atendimento e qualidade que encontra no meio digital.

Outro ponto importante é a razão de manter uma presença digital. Vivemos em constante transformação, logo, a internet tem se tornado uma das principais ferramentas do nosso século. Sendo assim, consumidores pesquisam, verificam avaliações e informações na internet antes de tomar uma decisão de compra.

E isso vale para tudo: a compra de um manipulado, a decisão de marcar uma consulta com um profissional “X” ou o fechamento de um negócio com algum fornecedor. A internet é capaz de determinar compras, criar oportunidades e concretizar negócios. Afinal, reputações negativas também se espalham pela rede. Nesse sentido, como a farmácia pode investir na presença digital?

Possibilidade de ter um site e um e-commerce

Quando se fala em presença digital é imprescindível pensar em ter um site. Ele deve ser encarado como uma forma de demonstrar os seus produtos aos clientes. Além disso, é possível criar um portal de informações para os consumidores. Assim, você tem a oportunidade de inserir postagens sobre medicamentos, suplementos e saúde em geral.

Também é válido pensar na possibilidade de criar um e-commerce. Entre os produtos vendidos, você pode optar por suplementos, nutracêuticos, dermocosméticos e, até mesmo, alguns medicamentos. O seu e-commerce pode atender o mercado local, funcionando como uma forma de delivery, ou o país inteiro. Contudo, nesse último caso em especial, existe toda a questão logística envolvida no processo.

O estabelecimento do relacionamento com o cliente

Quando tratamos de presença digital é imprescindível tocar no ponto do relacionamento com o cliente. Apenas ter um site e deixá-lo na rede, simplesmente, não gerará os resultados que você espera. Ou seja, é importante se manter na mente dos consumidores que entram em contato com a sua empresa por meio do site ou e-commerce.

Publicidade farmacêutica

Sabemos que sites e redes sociais de farmácias magistrais precisam seguir regras específicas. Assim como no meio físico, a publicidade e divulgação de produtos não pode alegar que o produto possui propriedades de cura. Somente podem ser divulgados produtos isentos de prescrição médica e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

É importante acompanhar as determinações do órgão, de modo a não perder a chance de divulgar a sua farmácia no meio digital, nem para cometer uma violação. Nós temos outro artigo completo sobre as regras do marketing farmacêutico. Clique aqui para acessá-lo.

Use as redes sociais

Parte da construção de uma presença digital consiste em determinar quais redes sociais a sua farmácia usará. Lembre-se sempre do seu público-alvo, se ele tem facilidade com a internet e quais são as redes mais usadas por ele. Por exemplo, o Instagram é uma das principais ferramentas, mas exige conteúdos especializados. Não crie perfis por criar, tenha um planejamento objetivo para que a sua marca seja um espaço verdadeiro de relacionamento com o cliente.

Invista no Google Meu Negócio

É provável que ao buscar qualquer negócio na internet, você tenha encontrado uma lista variada que pode até ser determinada pela sua localização. Nesse caso, o Google Meu negócio é uma opção essencial. A ferramenta permite que o empreendedor indique o seu negócio, endereço, horários de funcionamento, site, redes sociais e outros detalhes para que o consumidor encontre o estabelecimento. Se a sua farmácia ainda não está no Google Meu Negócio, é hora de fazer o seu cadastro!

Adote ações de Marketing Digital

Existem milhares de maneiras de construir a sua presença digital. Contar com profissionais especializados é um bom começo. Assim, entre as opções que você encontrará, estarão: montar um site para a farmácia, investir em propaganda online, criar conteúdos especializados, elaborar o posicionamento da sua marca e muito mais. Dessa forma, você também garante o seu lugar na internet e constrói autoridade e visibilidade para a sua marca.

Um detalhe importante sobre a criação de conteúdo é ter cuidado com o profissionalismo nesse processo. Atualmente, vemos profissionais que fazem vídeos curtos e com brincadeiras em redes sociais que prejudicam a sua própria imagem e a captação de clientes mais orientados.

Analise os resultados das suas estratégias

Além de adotar ações relacionadas ao Marketing Digital, é importante analisar os resultados obtidos com as suas estratégias. Nesse sentido, se faz necessário avaliar a performance do seu site ou e-commerce. Ou seja, verificar o número de visitas, engajamento, tempo de permanência, entre outros indicadores.

Também é importante analisar as menções online. Ou seja, outros sites, perfis e portais que fizeram comentários inserindo o link do seu site ou redes sociais. A qualidade do SEO é outro fator indispensável, pois é por meio desse elemento que as pessoas encontram a sua empresa na internet e iniciam um processo de relacionamento.

Por fim, além desses elementos, é fundamental avaliar algumas métricas. Por exemplo, o número de leads — pessoas que fazem parte de uma lista de contatos — e as conversões em venda que ocorreram em determinado período.

Você já deve estar com vontade de começar a construir a sua presença digital! Antes de tudo, planeje como será essa presença, lembre-se de que ela deve conversar com a sua marca farmacêutica, os seus valores e discurso. Assim, você garante que será capaz de atrair e fidelizar clientes também no meio digital.

Com dúvidas sobre como alinhar o seu relacionamento com o cliente da farmácia? Clique aqui para entender o que é fundamental nesse processo.

Referências: Tekoa e Orgânica Digital

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