A prescrição e valorização dos tratamentos naturais

A cada dia, mais pessoas estão procurando alternativas saudáveis para viver e substituir alguns hábitos. Com o acesso à informação, é mais fácil saber como a indústria de medicamentos também pode ser prejudicial, levando em conta os efeitos colaterais. E, com isso, os tratamentos naturais estão sendo mais procurados.

Além disso, uma tendência está crescendo no que diz respeito ao mercado e ao costume das pessoas: a prescrição do farmacêutico, ou de outro profissional que esteja apto a fazer isso. Uma vez que o profissional estudou e continua pesquisando as mais diversas substâncias e seus efeitos, é totalmente válido o mesmo ser prescritor também.

Desde que seja feita com responsabilidade e propriedade, a prescrição de tratamentos naturais é uma maneira segura de tratar doenças mais corriqueiras, como a gripe, uma dor muscular causada por cansaço, dentre outros sintomas amenos. E essa tendência corrobora com o hábito de consumir coisas menos industrializadas. E com isso, as pessoas também estão desenvolvendo o senso crítico. Portanto, é importante estudar e se atualizar sempre.

Como funcionam os tratamentos naturais

A utilização de plantas com fins medicinais alternativos é muito comum: quem nunca tomou um cházinho para melhorar qualquer resfriado ou coisa assim? Mas, as possibilidades vão muito além disso. Há diversos tipos de bebidas e insumos que podem ser obtidos através das plantas utilizando maceração, infusão, decocção, dentre outros processos. Assim, é possível produzir xaropes, óleos essenciais e outros produtos naturais, que podem tratar diversas doenças.

Porém, pode ser arriscado fazer tais procedimentos sem a ajuda de um profissional que não conheça as dosagens e o princípios ativo da planta. Além disso, pode ser necessário combinar outras substâncias na hora de prescrever algum tratamento natural. Por isso é importante entender quais combinações podem ou não ser feitas e, também, conhecer mais sobre o paciente para evitar efeitos colaterais indesejados

O que é preciso para prescrever tratamentos naturais

Antes de receitar qualquer coisa, incluindo tratamentos naturais, é preciso conhecer a legislação referente aos princípios ativos e, claro, possuir experiência. Acompanhe:

1 – Conhecer e aplicar a legislação CFN e ANVISA; muito importante para saber o que receitar e em quais casos isso é válido.

2 – Fazer algum curso de especialização em fitoterapia; essencial para entender o mecanismo de ação dos fitoterápicos, compreender interações medicamentosas e alimentícias e associar com a prática clínica.

3 – Avaliar com cautela o estado do paciente; fazer inquérito alimentar, conhecer os exames básicos, tanto clínico, físico, quanto os laboratoriais do paciente. é essencial para saber dosagem, alergias, dentre outras informações que fazem diferença numa prescrição.

Se você pretende prescrever tratamentos naturais, procure instituições reconhecidas, invista em formação e não pare de estudar. Embora o público esteja cada vez mais exigente, e por isso é necessário se manter atualizado, ao mesmo tempo existe uma demanda crescente. Vale a pena se inserir nesse mercado e proporcionar mais qualidade de vida ao oferecer tratamento saudáveis para seus pacientes.

E você? Já incluiu prescreveu algum tratamento natural? Inscreva-se em nossa newsletter e receba semanalmente dicas como essa!

Referências: Abril, Dráuzio, Fitoterapia

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.