matéria-prima

Boas práticas para lidar com matéria-prima vencida na farmácia

Todo farmacêutico já sabe que não se pode descartar medicamentos no lixo comum — e em uma farmácia magistral, o descarte de matéria-prima vencida deve seguir cuidados e normas específicos para evitar a contaminação do meio-ambiente.

Medicamentos podem ter substâncias tóxicas ou que podem se tornar tóxicas em contato com a natureza ou em sua decomposição. Agora, se até os consumidores precisam saber como descartá-los da melhor forma possível, as farmácias de manipulação, que lidam com quantidade bem maior de fármacos, devem ser referência nesse tipo de cuidado.

Neste artigo, explicaremos o que fazer com a matéria-prima vencida em uma farmácia de manipulação e como esse descarte deve ser realizado. Boa leitura!

Quando descartar medicamentos na farmácia

Em hipótese alguma medicamentos que já passaram do prazo de validade podem ser consumidos ou manipulados para o cliente final. O risco para a saúde é grande e essa irresponsabilidade pode causar consequências graves e imprevisíveis.

Além disso, fármacos que não estão armazenados em condições ideais podem se perder mais cedo, especialmente os ativos higroscópicos, que acumulam muita água e umidade no ambiente.

Por isso, é importante manter boas práticas de qualidade para o armazenamento e uso dos produtos e sempre verificar se estão dentro dos padrões aceitos e continuam preservando suas características principais após passar algum tempo armazenados na farmácia.

Caso um produto não cumpra com as exigências básicas, a solução é o descarte — e vale a pena entender mais sobre como esse processo acontece.

Descartando matéria-prima vencida na farmácia

Para descartar matéria-prima vencida, é importante conhecer as normas da Anvisa e qualquer tipo de regulação local, do estado ou município em que a farmácia se encontra.

Em alguns casos, é possível remeter os medicamentos vencidos de volta ao distribuidor, por logística reversa, para que ele defina o destino das substâncias. Mas, na maior parte das vezes, é preciso pesquisar por aterros sanitários cadastrados para receber os medicamentos, que estão preparados para evitar que haja contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

Também existem algumas substâncias que precisam ser tratadas antes de ser descartadas, com um excipiente, como o Prosolv, que também é uma matéria-prima presente em muitas farmácias.

Por fim, muitas farmácias ainda são pontos de coleta para medicamentos vencidos de clientes, já que sabem como lidar com esse tipo de resíduo.

Como reduzir a quantidade medicamentos descartados

Além de saber como lidar com os resíduos e as matérias-primas vencidas, é importante que a farmácia também tome medidas para reduzir ao máximo o descarte de medicamentos.

A mais adequada delas é contar com um controle de estoque inteligente atrelado à demanda, que evite compras e acúmulos desnecessários de matéria-prima. Além disso, é importante sempre seguir as melhores práticas de armazenamento desses insumos.

Qualquer descuido no armazenamento de substâncias farmacológicas pode resultar na perda de uma grande quantidade de matéria-prima e prejuízos não só com o valor do produto, mas também com o seu descarte.

E você, como faz para descartar matéria-prima vencida na sua farmácia de manipulação? Conte para a gente nos comentários!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.