A importância da atualização profissional no setor magistral

A atualização profissional é mais do que fazer algum curso uma vez ou outra. Ela é um conjunto de atitudes cujo objetivo é nutrir o profissional de informações relevantes. O conhecimento tem o poder de gerar autoconfiança, credibilidade e perseverança. É na busca constante por informações que as empresas acabam se destacando no mercado, atraindo mais clientes e se diferenciando da concorrência.

A importância da atualização profissional 

O setor magistral movimenta 5 bilhões de reais ao ano e possui cerca de 7.200 estabelecimentos pelo país. É uma área que está em constante expansão, apesar de todos os desafios. No último Congresso Consulfarma, ocorrido em 2016, a Anfarmag revelou alguns dados sobre o comportamento dos donos de farmácias de manipulação diante da crise econômica. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2015 e 2016.

Em relação ao investimento em melhorias, 72% dos empresários declararam que estavam adotando medidas para otimizar o seu estabelecimento. 73% afirmaram que o faturamento cresceu ou se manteve estável nos 12 meses anteriores à pesquisa. Esses resultados mostram que o setor magistral consegue ser resistente e forte mesmo em contextos de crise. Assim, é possível perceber que a atualização profissional faz com que o negócio não seja pego de surpresa.

A busca por novos conteúdos, além de permitir que o empresário se sinta seguro e esteja preparado às mudanças, também contribui para o desenvolvimento de ações estratégicas. Ao focar em estratégias inovadoras e com maior consistência, as chances de aumentar vendas é muito maior.

Outro aspecto importante dentro da atualização do farmacêutico magistral, é a reciclagem do conhecimento em leis e normas. É fundamental estar sempre em alerta ao que os órgãos competentes publicam, para evitar problemas de fiscalização.

Dicas de como se atualizar 

  • Faça cursos: Procure assuntos específicos, que tragam algum diferencial ao seu negócio. Ou ainda, se você é farmacêutico e assumiu algum cargo de gestão, é interessante estudar temas relacionados à negociação, comunicação, administração, entre outros.
  • Participe de eventos, como o Congresso Consulfarma: O Congresso Consulfarma é o maior congresso do setor magistral. Além de conferir palestras, você pode realizar cursos nos dias do evento, conhecer a feira de negócios, a feira com novos ingredientes e a Cosmeteria, onde você produz seu próprio cosmético ao escolher os componentes que deseja.

 

  • Fique de olho na internet: Siga nas redes sociais empresas e influenciadores do varejo magistral. Há muitas novidades em produtos, conceitos e soluções nesses canais. Além disso, é possível ficar por dentro das opiniões, tendências e oportunidades que estão circulando no segmento.
  • Acompanhe as publicações especializadas: Acompanhar as comunicações do mercado por meio de revistas especializadas é uma maneira prática de se atualizar. Existem diversas publicações disponíveis, a própria Anfarmag possui uma revista, assim como a Consulfarma.

O momento é agora: 12º Congresso Consulfarma

Já mencionamos acima que um jeito fácil de estar bem informado sobre o setor magistral é frequentar eventos. E agora em julho, você terá essa grande oportunidade. Nos dias 6, 7 e 8 acontecerá na cidade de São Paulo o 12º Congresso Consulfarma. 

Nós da Iberoquímica estamos constantemente focados em desenvolvimento e atualização, por isso, não poderíamos deixar de participar. Aliás, estaremos no stand 68, apresentando lançamentos, produtos e outras novidades. Será uma experiência incrível, que queremos compartilhar com você.

Planta do evento: Em destaque nosso stand (nº 68).

Então, contamos com a sua presença. Até lá!

Referências: Terra, Consulfarma.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.