Gestão de consultório: 4 iniciativas para deixá-la mais profissional

É muito comum que os profissionais da saúde encarem desafios em seu dia a dia de trabalho. Mas, com uma gestão de consultório adequada, é possível seguir um caminho sem entraves.

É importante saber que a falta de um controle de processos eficaz, gera vários problemas na administração. Conciliar um excelente atendimento aos pacientes a uma gestão eficiente na clínica, é um caminho ideal para o desenvolvimento do negócio.

Portanto, o que você conhece sobre gestão do consultório pode ser aperfeiçoado. Continue a leitura e saiba como seguir uma gestão mais profissional, focada em bons resultados.

Como profissionalizar a gestão de consultório?

A gestão de consultório deve ser realizada em qualquer clínica e consultório, gerando assim, satisfação aos clientes, colaboradores, e o principal: lucro. Ao mesmo tempo que priorizar o atendimento é importante, é preciso também focar no crescimento da lucratividade do consultório.

Mas, como profissionalizar a gestão?

1. Aposte na tecnologia

Um sistema para clínicas médicas é essencial para a gestão, pois ele incorpora todas as funcionalidades essenciais. E para otimizar o tempo e os processos, invista em softwares de gestão clínica, bem como em novas tecnologias.

Os sistemas atuais já contêm todas as facilidades para o dia a dia nos consultórios. Entre elas: agendas customizadas, prontuário do paciente, cálculos de repasse, chat de comunicação interna e outros recursos. Ao apostar em softwares adequados, você foca mais no atendimento aos pacientes, enquanto a clínica é desburocratizada pelo sistema.

2. Conheça os processos da sua clínica

Realize um levantamento de todos os processos da sua clínica, desde o atendimento ao paciente até a cobrança. Assim, após analisar a cadeia de processos, você poderá mapeá-los corretamente.

Como resultado, você conseguirá visualizar e identificar os pontos a serem melhorados, como registro de informações, por exemplo. Ao otimizar os processos, a produtividade e assertividade será maior. Portanto, o mapeamento contribui com a diminuição de custos e agilidade em sua clínica.

3. Organize as finanças

Não projetar o futuro financeiro é um erro bastante comum na gestão de consultório. Assim como ocorre com qualquer empresa, sua clínica precisa ter metas financeiras e meios para atingi-las.

A primeira coisa a se fazer é a projeção do fluxo de caixa, considerando as contas a pagar e receber. Assim, é possível saber qual o saldo operacional, se vai faltar ou sobrar dinheiro para quitar as contas.

Ademais, é importante estipular metas de crescimento financeiro para que seu negócio prospere e cresça tranquilamente. Além disso, é fundamental a equipe toda se comprometer com as metas. Como resultado, o seu consultório irá atrair mais pacientes, reduzir custos, melhorar a produtividade, entre outros.

4. Contrate uma boa equipe

Para uma gestão de consultório eficaz, é preciso contar com uma boa equipe. Seus funcionários precisam ser comprometidos e engajados com os valores e missão da clínica.

Então, para evitar erros, defina o que é importante e realize o processo seletivo com tempo necessário. Isso inclui enfermeiros, médicos, recepcionistas, equipe de limpeza e copeiros.

Assim que contratados, observe-os no período de experiência, analisando se suas habilidades são satisfatórias. Além disso, considere treinamentos e feedbacks regulares sobre o desempenho da equipe.

Então, pronto para investir em uma boa gestão de consultório? Aproveite também as nossas dicas para consultório online!

Referências: iClinic, Vitta, ClinicWeb e Academia Médica.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.