fluxo de caixa para farmácias

Entenda a importância do fluxo de caixa para farmácias 

Para oferecer produtos farmacêuticos de qualidade e garantir a saúde financeira do negócio é preciso ter conhecimento sobre diferentes áreas. Não basta apenas a expertise de um farmacêutico, mas também a atuação de um empreendedor. Nesse sentido, o fluxo de caixa para farmácias é ponto essencial.

Ao lado de um planejamento sobre as maneiras de vender mais na farmácia e apresentar melhor o produto, a organização financeira também tem seu peso. O fluxo de caixa para farmácias é uma das principais ferramentas para controlar as finanças do negócio. Quer saber como otimizar essa gestão na prática? Continue a leitura!

O que é fluxo de caixa para farmácias

Trata-se do controle de todo o dinheiro que entra e sai da farmácia. Sendo assim, é a ferramenta que o gestor farmacêutico utiliza para saber qual é a balança financeira do negócio. Aliás, não se trata de suposições de quanto haverá nos próximos meses em caixa, mas a utilização de dados concretos para realizar as projeções.

Além disso, o fluxo de caixa para farmácias é um termômetro de como estão as finanças. Sejam elas diárias, semanais ou mensais, conforme o período que preferir analisar. Por isso, o monitoramento das entradas e saídas é essencial para planejar ações financeiras ou estratégias comerciais para a farmácia magistral.

Os benefícios do fluxo de caixa para farmácias

Como você percebeu, esse processo é necessário para garantir a saúde do seu negócio, principalmente nos dias atuais, em que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e investem nela para continuar com uma boa qualidade de vida.

Diante disso, podemos dizer que seguir boas práticas do fluxo de caixa para farmácias traz benefícios a longo prazo na sua empresa. Conheça mais detalhes sobre isso nos subtópicos abaixo.

Melhorar o planejamento financeiro

Fazer a sua empresa crescer é um objetivo que requer boas metas e o comprometimento de todos os colaboradores. Atualmente, existem softwares com especialidade em diversas áreas que melhoram o controle de determinadas atividades correspondentes a essa área.

Por exemplo, é possível controlar despesas, gastos, pagamentos e ainda reduzir certos custos operacionais ao automatizar serviços que demandam tempo e dinheiro. Assim, você pode analisar os dados do seu processo de evolução e fazer uma tomada de decisões segura.

Evitar gastos desnecessários

O controle do fluxo de caixa para farmácias por meio de um software inteligente permite a redução de certas atividades manuais, considerando que elas exigem muita atenção e tempo dos colaboradores. Além disso, estes ficam sujeitos ao erro humano, fator que é possível amenizar com a ajuda da automação de processos.

Aliado a isso, essa organização no setor colabora para a criação de processos bem estruturados. Assim, é possível diminuir o número de retrabalhos e identificar uma grande quantidade de gargalos que impedem sua marca de aumentar o diferencial competitivo no mercado. Portanto, são mais vantagens para melhorar o seu rendimento.

Permitir uma análise mais alinhada à realidade do negócio

Ao longo da prestação de serviços, a farmácia sempre toma decisões que buscam o seu crescimento. Entretanto, essas escolhas precisam dialogar com a realidade financeira vivida no momento. Logo, é fundamental ter esse controle de fluxo de caixa para farmácias e evitar erros e atitudes que prejudiquem o seu progresso.

Deixar tudo registrado

Todos os pagamentos realizados na sua farmácia precisam passar pela contabilidade e, assim, pelo fluxo de caixa. Gastos fixos, pagamentos aos fornecedores, colaboradores, investimento e dívidas são alguns dos elementos que jamais devem faltar nos apontamentos. Dessa maneira, realizar o fluxo de caixa permite ter todos esses valores registrados e guardados. Uma boa maneira de fazer esse trabalho é por meio de softwares farmacêuticos, entre eles o dedicado à gestão financeira da farmácia.

Tomar decisões com mais segurança

Os dados colhidos ao implementar o fluxo de caixa para farmácias ampliam a visão do gestor farmacêutico. Mas como? Essas informações permitem identificar a variação do lucro, as despesas e qual é o melhor momento para investir. Dessa forma, o empreendedor pode planejar com mais segurança e confiança suas estratégias financeiras, assim como revisar e realizar mudanças para melhorar os processos.

Melhorar a gestão do estoque

Dois fatores codependentes para a saúde do negócio são a gestão de estoque e o fluxo de caixa. É imprescindível que ambos estejam em harmonia a fim de que os pedidos sejam cumpridos e entregues em dia ao cliente. Para isso, deve haver uma agenda prévia da quantidade de itens a serem pedidos aos fornecedores, datas de entrega e pagamentos em dia.

Fazer previsões financeiras

O fluxo de caixa para farmácias também pode atuar de maneira a projetar saldos em pequenos prazos. No entanto, isso só é possível com a maior quantidade possível de detalhes: impostos, folha de pagamento, contas de água, luz, entre outros. Esses dados devem estar livres de erros, demandando uma checagem obrigatória de tudo que é registrado.

As dicas para um bom fluxo de caixa

Primeiramente, é necessário tomar decisões com mais segurança. Para isso, sempre confira as informações do sistema de gestão, faça projeções e um gerenciamento de risco que permita a implementação de ações preventivas.

Aliado a isso, a tecnologia para melhorar o seu gerenciamento de estoque faz com que você siga um Procedimento Operacional Padrão (POP) para abertura e fechamento de caixa ao longo do dia e por operador. Afinal, serve de manual autoexplicativo para que todos possam estar em alinhamento com sua cultura organizacional e seguir a qualidade nos seus variados aspectos.

Outra dica bastante importante sobre esse processo é saber separar contas pessoas e empresariais. Assim, será possível reduzir certos cenários nocivos e, consequentemente, o gestor não prejudicará o valor da sua remuneração e a dos sócios.

Por último e tão importante quanto, automatize ao máximo esses processos. A organização é um fator que ajuda a sua empresa a traçar um caminho cada vez mais sólido de crescimento nas vendas. Por isso, valorize a tecnologia nas inúmeras ações que envolvem a sua marca, desde o atendimento ao cliente até a sua gestão de estoque na farmácia.

Com essas práticas, a farmácia consegue estimar como será o movimento financeiro nos próximos períodos. Então, sobra tempo para direcionar recursos onde for mais interessante e vantajoso. É preciso atentar às oportunidades de negócio e como o seu estabelecimento pode se proteger de possíveis momentos de crise no mercado. Logo, foque no fluxo de caixa para farmácias.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais!

Referências: Guia de Farmácia e InovaFarma

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.