fisioterapia atendimento domiciliar

Fisioterapia com Atendimento Domiciliar: Por que e como desenvolver?

A fisioterapia com atendimento domiciliar é uma aliada para que o paciente possa realizar sua reabilitação no conforto de sua casa. Esse tipo de atendimento gera muitas oportunidades, abrindo muitas portas para o fisioterapeuta. Assim como, também permite ao paciente pode gozar de um tratamento mais eficiente em um ambiente que ele se sente confortável.

Além disso, o tratamento possui também várias vantagens clínicas e financeiras. Beneficiam-se destas tanto o paciente que não terá que se deslocar de sua casa, como o profissional, já que esse processo de recuperação e reabilitação é mais rápido e se torna menos traumático.

Diante de todos esse benefícios, vamos ver porque a fisioterapia feita no atendimento domiciliar pode ser uma alternativa vantajosa. Continue a leitura para entender melhor!

Por que praticar a fisioterapia domiciliar?

Também conhecida como Fisioterapia Home Care ou assistência domiciliar, essa técnica vem se tornando uma alternativa mais atrativa. E quais são os motivos? Vamos conhecer detalhadamente:

Maior segurança para o paciente

O fisioterapeuta que faz o atendimento domiciliar tem habilidade para lidar com os pacientes no ambiente de suas casas. Por meio de estudo aprofundado do paciente e técnicas eficientes, o profissional consegue evitar a reintegração hospitalar, situação que pode ser estressante para muitos pacientes e que aumenta a possibilidade de contrair infecções hospitalares.

Aliás, com o aparecimento do novo coronavírus, evitar o acesso aos hospitais e aglomerações públicas que podem ser focos de contágio é essencial. Vale também lembrar que a maioria dos pacientes que fazem a fisioterapia com atendimento domiciliar estão em uma faixa etária mais alta. Dessa maneira, o home care se torna uma opção ainda mais segura para a população mais vulnerável.

Reconhecimento dos seus benefícios

Apesar de a fisioterapia domiciliar ter diversos benefícios, muitas pessoas desconhecem esse ramo ou questionam os resultados por serem praticados no âmbito residencial. Por isso, cabe aos profissionais mostrarem estes benefícios para seus pacientes e se programarem adequadamente para atender cada um deles.

Por haver ainda muitas pessoas que duvidam de que a fisioterapia domiciliar obtenha resultados melhores daqueles observados nas clínicas, o profissional que optar por esse campo tende a ter mais sucesso. Atualmente, as pessoas têm buscado cada vez mais a praticidade e o conforto e, por conta disso, os atendimentos à domicílio em qualquer ramo vem crescendo exponencialmente.

Ganho de confiança do paciente

O profissional que optar por esse tipo de atendimento, além de conquistar a confiança dos pacientes, se desenvolve não só na fisioterapia, mas também na gestão de seu negócio e contato com o cliente. Ou seja, o espaço domiciliar tende a ser mais seguro, privado e capaz de aproximar paciente e profissional da saúde.

Com isso, o paciente é capaz de enxergar na prática quais são as vantagens de ter um profissional dedicado e exclusivo para a fisioterapia no atendimento domiciliar. Do outro lado, o fisioterapeuta ganha tempo, maior liberdade e consegue construir um ótimo relacionamento com o paciente.

Otimização da assistência médica

A economia de recursos é um elemento que ajuda em diversos tipos de negócios. Com a saúde não é diferente. Por isso, o objetivo da fisioterapia no atendimento domiciliar surge para viabilizar e dar continuidade para os tratamentos que podem ter sido iniciados em um ambiente hospitalar. Retirada de pontos, terapias medicamentosas, suporte nutricional, fisioterapia e muitos outros tratamentos médicos podem ser feitos na própria casa do paciente.

Sendo assim, mesmo após a alta hospitalar, o paciente tem acesso a um tratamento de saúde eficiente e acolhedor. E o hospital pode se encargar de casos mais específicos, podendo economizar recursos para focar nos casos mais críticos.

Proximidade da família

O acompanhamento da família do paciente é uma das etapas mais importantes para o sucesso de um tratamento. O apoio familiar pode ser mais íntimo e profundo se a fisioterapia em atendimento domiciliar é uma alternativa. Sendo assim, os familiares podem se envolver no tratamento, tirar suas dúvidas, cuidar do paciente, entender os objetivos do trabalho do profissional de saúde.

Outro benefício é que o fisioterapeuta tem a oportunidade de indicar e orientar sobre exercícios e acessórios que podem ser realizados no dia-a-dia, orientando também a família para que auxiliem no tratamento, potencializando assim, os resultados.

Flexibilidade no atendimento

Uma das possibilidade oferecidas pela fisioterapia feita em casa é proporcionar mais flexibilidade, tanto para o paciente quanto médico. Ao mesmo tempo, o tratamento de saúde também ganha mais flexibilidade. Seja no horário, modos de oferecer o tratamento, diálogo, e possibilidade de prestar melhores práticas de fisioterapia.

Como colocar em prática a fisioterapia com atendimento domiciliar?

Muitos profissionais não sabem por onde começar ao optar pela fisioterapia domiciliar. Existe uma série de etapas e dicas a serem seguidas para que o negócio seja bem-sucedido. Confira!

1. Avalie bem o local do atendimento

Analise a residência do cliente, verificando layout de móveis, pois podem haver exercícios que demandem espaço. Além disso, é preciso explicar todas as condições da prática ao paciente, para que adequar a rotina da casa.

2. Invista em recursos online

Para aumentar o número de clientes, opte por investir seu tempo em cursos online ao investir na Fisioterapia Domiciliar. A tecnologia está na palma de nossas mãos para nos ajudar e, divulgar seu trabalho nas redes sociais é uma ótima forma para conseguir novos clientes. Através dela é possível explicar mais sobre tratamentos, técnicas, ressaltar sua experiência profissional, falar um pouco de suas qualificações e etc.

3. Abuse do networking

Participe de grupos pela internet, participe de conferências e congressos e faça conexões entre os colegas de profissão. A máxima do “quem é vivo, sempre aparece” é muito importante no meio clínico.

4. Invista em um bom atendimento

Atender bem o cliente gera inúmeras indicações. Por isso, cabe ao fisioterapeuta tratar o paciente com educação, empatia, comprometimento e responsabilidade. Para os pacientes inconscientes ou acamados, o contato com a família e o esclarecimento do estado clínico do paciente é importantíssimo.

5. Organize o tempo

Faça um planejamento semanal, para que possa atender os pacientes com calma e também ter tempo para investir em divulgação, além de tempo para cuidar de sua própria saúde.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e leia também: sobre anamnese assertiva.

Referências: Blog do Fisio, Papo de Fisio e Marques Contabilidade.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.