5 estratégias para gerar a fidelização dos clientes da farmácia

Conquistar os clientes na atualidade parece uma tarefa difícil. Não basta ter variedade de produtos farmacêuticos ou as melhores vantagens, outros fatores entram na balança. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) são sete fatores que influenciam na fidelização do cliente na farmácia.

Em grau de mais importante para menos, são eles: preço, localização, atendimento, estacionamento, meios de pagamento, aceitação de PBM (programa de desconto) e delivery de produtos. Entretanto, os três primeiros foram a escolha de pelo menos 80% dos entrevistados.

Em um mercado caracterizado por atrair clientes em momentos pontuais, nunca a fidelização foi tão importante. O cliente já vem com diversas informações e com o pedido em mente, quando não foi prescrito. Sem falar que ele está mais exigente. Então, quais práticas a farmácia pode adotar para fidelizar seus clientes?

APONTE PARA O PÚBLICO ALVO

É óbvio que toda farmácia deseja vender todos seus produtos para todos. Apesar disso, fazer uma análise sobre seu público pode ser a melhor opção. Pois permite criar estratégias focadas e que trará resultados assertivos. Mas por onde começar?

Estude a localização da farmácia, qual faixa etária dos consumidores e quais são os produtos mais comprados. Assim, você poderá criar a persona da sua farmácia e investir em marketing direcionado e promoções específicas para aquele público. Também será possível dimensionar melhor o estoque e traçar estratégias de compra baseadas no histórico.

CAPACITE SUA EQUIPE

O gestor de uma farmácia magistral deve ter um time qualificado para atender os clientes. Além de simpatia e atenção, a equipe deve ter amplo conhecimento sobre os insumos, novidades do mercado, indicações e cuidados. Afinal, o atendimento é fase essencial na hora de garantir a fidelização de clientes.

Colaboradores que se mostram dispostos a resolver dúvidas e prestar um atendimento especial, também aumentam a chance de retorno do público. Da mesma maneira, esses clientes irão relatar o cuidado no atendimento para outras pessoas e criar uma cadeia de indicações.

CRIE VALOR AGREGADO

Uma das maneiras da farmácia se destacar é contar com produtos de valor agregado. Ou seja, aqueles que possuem um diferencial pela sua marca. Oferecer essas soluções exclusivas faz a farmácia ganhar um novo perfil e atrair grupos de clientes seletos.

Além disso, é necessário demonstrar para o cliente o custo x benefício desses produtos farmacêuticos. Para isso, a ideia é fazer campanhas de marketing direcionadas que demonstram os diferenciais desses itens. Assim como treinar a equipe a oferecê-los de maneira objetiva para os clientes.

CRIE PROGRAMAS DE FIDELIZAÇÃO

Ter programas de descontos para os clientes fiéis são formas de criar um “ar de exclusividade” para eles. Se os preços chamam a atenção, a existência de vantagens podem atraí-los para a farmácia novamente. Ademais, é mais barato investir em antigos clientes do que atrair novos.

Você pode identificar tais clientes com cartões de fidelidade ou pelo número de CPF. O importante é oferecer vantagens competitivas, assim como divulgar a existência desses programas. O marketing dos programas pode ser feitos nas plataformas online  que seu público alvo mais acessa. Enquanto os programas de fidelização podem ser construídos baseados em tipos de produtos, perfil do comprador ou sazonalidade.

OFEREÇA UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA

Uma forma de garantir que o cliente tenha uma boa experiência que favorecerá sua fidelização, é a padronização dos processos. Portanto, atente-se a tudo que ocorre desde a visita à farmácia até o momento de pagamento. Garanta que a experiência de compra seja a mais agradável possível.

Isso significa que todos os clientes terão tratamento igual e de alta qualidade, independente da equipe de atendimento ou exigência do cliente. Nós abordamos de maneira mais profunda esse tema neste outro artigo, leia aqui!

Referências: Farmarcas e Conselho Magistral

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