Zembrin

Como o duplo mecanismo do Zembrin® controla os sintomas do estresse e ansiedade

Com a rotina atribulada dos dias atuais, os consultórios estão cheios de pacientes que apresentam problemas relacionados ao sono, ansiedade e estresse. Primordialmente, para combater esses e outros distúrbios provenientes do estresse, é  que foi desenvolvido o ativo botânico Zembrin® . Sobretudo, o duplo mecanismo do Zembrin® combate todos esses sintomas de forma 100% natural, sem causar sonolência e abstinência.

Como se sabe, o estresse também pode gerar distúrbios químicos no organismo, desencadeando falhas na memória, falta de motivação, problemas digestivos e muitos outros. Contudo, a atuação do Zembrin® sobre esses distúrbios restaura a qualidade de vida do paciente sem causar dependência e sem efeitos colaterais prejudiciais.

Ademais, além da eficácia comprovada nos distúrbios mencionados, o nutracêutico também se mostrou eficaz no tratamento dos transtornos alimentares associados ao estresse, no alívio dos sintomas da TPM, e na melhora da atenção e raciocínio. A seguir, explicaremos melhor a composição do produto e como ele atua no controle dessas síndromes. Continue a leitura!

Que ativos compõem o Zembrin®?

Zembrin® é um ativo botânico, extraído da planta Sceletium tortuosum, originária da África do Sul. A saber, ela é usada como um ‘controlador de humor’ desde os tempos primitivos. Isso significa que por anos, comunidades têm usado a planta devido aos seus efeitos benéficos e, portanto, seus benefícios já eram apreciados. Porém, Zembrin® é o único ativo que a usa como base, e que tem eficácia e segurança comprovadas por estudos publicados.

Em síntese, a partir da Sceletium tortuosum, são extraídos quatro alcaloides principais, princípios ativos do Zembrin®. São eles: mesembrenol, mesembrina, mesembrenona, mesembranol.

Como funciona o duplo mecanismo do Zembrin®? Sua eficácia é comprovada?

Em suma, os alcaloides do Zembrin® atuam sinergicamente no Sistema Nervoso Central, de forma rápida e segura. Sua atuação no cérebro acontece em duas frentes:

A primeira é no transporte de serotonina, inibindo seletivamente a recaptação de serotonina (ISRS). Dessa maneira, aumentando a disponibilidade de serotonina sináptica, o que reduz os sintomas de ansiedade e estresse.

Zembrin® contém Mesembrenona, responsável pelo segundo mecanismode ação que é a inibição seletiva da enzima fosfodiesterase do tipo 4 (PDE4), melhorando a função cognitiva, atenção e raciocínio.

Esse duplo mecanismo garante uma melhora rápida dos sintomas associados ao estresse, sem efeitos colaterais significativos. O paciente volta a ter disposição, melhora o humor e experimenta a diminuição dos sintomas de estresse, compulsão alimentar, ansiedade e TPM.

Estudo Científico

A combinação dessas atuações tem sido estudada desde a década de 70, com eficácia comprovada. Um estudo publicado no Jornal Neuropsychopharmacology (2013), mostra através da Ressonância magnésica Funcional (RMF) que uma única dose de Zembrin® de 25mg teve efeitos positivos sobre os circuitos neurais envolvidos no processamento das emoções. Zembrin® promoveu um efeito significativo nos parâmetros das imagens de carga (alto > baixo) e emoção psicológicas, em comparação ao placebo (p<0,00001). Estes resultados demonstram pela primeira vez os efeitos de Zembrin® no circuito de ameaça do cérebro humano e fornece provas que a dupla de inibição de receptação de 5-HT e PDE4 deste extrato, podem ter potencial ansiolítico.

Os resultados mostram que uma dose única de 25mg de Zembrin® teve efeitos positivos sobre os circuitos neurais envolvidos no processamento das emoções. Zembrin® promoveu um efeito significativo nos parâmetros das imagens de carga (alto > baixo) e emoção psicológicas, em comparação ao placebo (p<0,00001). Estes resultados demonstram pela primeira vez, os efeitos de atenuação de S. tortuosum (Zembrin®) no circuito de ameaça do cérebro humano e fornece provas que a dupla de inibição de receptação de 5-HT e PDE4 deste extrato, podem ter potencial ansiolítico.

Outro estudo publicado Neuroscience and Medicine (2016), também comprova os efeitos positivos de Zembrin® para a sáude mental dos pacientes. Este estudo avaliou a caracterização psicofisiológica de Zembrin® nas doses de 25 e 50mg diários, em comparação ao placebo, utilizando uma nova metodologia chamada “EnkephaloVision”, uma combinação de EEG (eletroencefalograma) quantitativo (Neurocode-Tracking) e Eye-Tracking que avalia as alterações cerebrais através de circuitos elétricos provocados por análise visual do voluntário (rastreamento ocular).

A análise revelou aumentos estatisticamente significativos de delta (p < 0,01 durante o cálculo aritmético quando submeteu-se o voluntário a assistir um vídeo de animal chato) e poder espectral teta (p < 0,10 durante estes mesmos desafios) dentro do frontal cerebral na presença de Zembrin®. Isso indica um efeito positivo do Zembrin® sobre a atividade elétrica do cérebro durante o processamento cognitivo e das emoções.

Este estudo mostra que tanto as doses de 25mg como 50mg foram seguras e bem tolerados pelos voluntários.

Acesse a literatura do Zembrin® clicando aqui.

Segurança e tolerabilidade

O estudo randomizado, duplo-cego, grupo-paralelo, placebo-controlado, foi realizado com 37 adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos, onde os participantes foram randomizados para receber uma das duas doses (8mg ou 25mg) de Zembrin® ou placebo uma vez ao dia durante 3 meses. Dos 37 indivíduos, 12, 12 e 13 indivíduos receberam 8mg de Zembrin®, 25mg de Zembrin® e placebo, respectivamente.  

E quais foram os resultados? Não foram observadas alterações significativas nos parâmetros hematológicos e bioquímicos entre a análise inicial e final do estudo. Aliás, nem efeitos em relação aos sinais vitais, ECG, peso corporal e exames físicos durante o período de três meses.

Ambas as doses de Zembrin® foram bem toleradas, ou seja, de 8mg ou 25mg. O evento adverso mais comumente relatado foi dor de cabeça, seguida de dor abdominal e infecções do trato respiratório superior, todos com maior incidência no grupo placebo em comparação com os grupos tratados com Zembrin®. 

Além disso, durante o percurso do estudo, o pesquisador observou vários comentários positivos em relação a mudanças positivas na saúde, incluindo melhora na qualidade do sono, aumento do bem-estar físico e mental e facilidade ao lidar com situações estressantes e deprimentes.

Sendo assim, podemos concluir que nenhum problema de segurança e tolerabilidade foi identificado durante o período de três meses de suplementação com Zembrin® (8mg/dia e 25mg/dia). Também não houve mudanças significativas ou qualquer relevância clínica nos parâmetros fisiológicos e bioquímicos, em comparação com os valores do início do estudo

Qual a dosagem indicada?

A dose mínima recomendada de Zembrin® para adultos é de 8mg/dia. Os efeitos relevantes começam a aparecer em três semanas de uso. Porém, caso o paciente não apresente resposta em até 6 semanas, é possível aumentar a dose para até 50mg diários. Contudo, para crianças, a dose mínima é 6mg/dia, e a máxima, 15 mg/dia, ou conforme análise médica.

Além disso, Zembrin® pode ser manipulado em cápsulas, sachês, gotas orais, shakes e várias outras formas. Recomende Zembrin® a seus pacientes e comprove a sua eficácia no tratamento de estresse e ansiedade, além dos sintomas relacionados a esses distúrbios.

Gostaria de saber mais sobre Zembrin®? Clique aqui para receber o contato da nossa equipe de visitação médica.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.