diferenciais competitivos para farmácia

Como criar diferenciais competitivos para minha farmácia magistral?

A concorrência do mercado tem crescido de forma acelerada em todos os ramos. Com relação às farmácias de manipulação não é diferente. Você sabe qual a melhor forma de criar diferenciais competitivos para farmácia magistral?

Elas precisam pensar e agir de forma cada vez mais estratégica, consolidando a sua marca e a sua proposta única junto ao público. Além disso, precisam estar atentas às novidades do mercado, antecipando recursos e produtos para seus clientes.

Se você entende que é possível se destacar da concorrência — mas simplesmente não sabe por onde começar —, nós listamos a seguir algumas dicas para transformar a sua farmácia em um verdadeiro sucesso no mercado.

CONHEÇA SEU MERCADO E SEUS CLIENTES

É muito provável que você saiba qual é o perfil do cliente habitual da sua farmácia. No entanto, essas informações você pode usar de maneira estratégica e inovadora. Como? Invista em extras, elementos que ele dificilmente encontrará em outra farmácia magistral.

Estude linhas exclusivas de produtos que atendam as suas necessidades específicas, adote uma linguagem mais acessível e atualizada com o perfil do seu cliente, invista em tecnologia, crie estratégias para que o tratamento tenha mais sucesso, entre outras medidas que podem atrair e fidelizar mais clientes. Portanto, não se acomode, quanto mais você estiver por dentro do que acontece no mundo do seu cliente, melhora saberá como atendê-lo.

ATENDIMENTO ON DEMAND 

Algumas farmácias, para destacarem-se em meio à concorrência, vêm adotando a prática de atender “on demand”, utilizando o Whatsapp. Com a facilidade em adquirir medicamentos online ou via telefone, esse canal tende a ser uma forma de atrair o público.

Além disso, um medicamento manipulado não é padrão para todas as pessoas — cada um recebe do médico a fórmula necessária para o seu tratamento. Os componentes são escolhidos de acordo com a sua necessidade específica.

Dessa forma, é importante que todos os funcionários recebam treinamento para oferecer também um atendimento personalizado. Cliente que se sente acolhido e bem atendido, torna-se fiel à empresa e ainda indica o seu estabelecimento para amigos e familiares.

SERVIÇO DE ENTREGA DE PRODUTOS

A farmácia magistral também pode adotar o serviço de delivery e oferecer mais comodidade para seu cliente. Assim como outros negócios, a farmácia pode optar por oferecer esse serviço como meio para aumentar suas vendas, seu radar de atuação e obter mais um leque de oportunidades de negócio. Além disso, a entrega de produtos farmacêuticos fortalece o objetivo do ramo, que é a assistência médica ao paciente.

Dessa forma, o empreendedor farmacêutico deve planejar como será esse serviço de delivery, identificar o investimento necessário para o serviço e como ele será estruturado. Ao definir essas questões, poderá divulgar para seus clientes esse serviço que representa um dos diferenciais competitivos para farmácia.

PARCERIAS LOCAIS

Não basta a propaganda boca a boca. Também é preciso criar uma rede de atuação que alcance o público da farmácia. Pensando nisso, o desenvolvimento de parcerias locais com estabelecimentos que compartilham de valores semelhantes, é uma ótima estratégia. Por exemplo, planejar uma corrida em parceria com uma academia, alia um propósito em comum: o cuidado com a saúde.

As parcerias também são uma oportunidade para a farmácia. No exemplo acima, é a chance de consolidar a marca dentro de um novo público, os atletas e, é uma chance de oferecer produtos exclusivos. Assim como, firmar o compromisso da farmácia e ter uma posição de destaque no ramo da saúde.

FORNECEDORES DE QUALIDADE

Como você já sabe, a matéria-prima da farmácia de manipulação é parte essencial para a produção de um produto farmacêutico seguro e eficaz. Sendo assim, escolher os fornecedores do seus insumos é uma parte importante do processo. É imprescindível fazer um pesquisa da reputação da empresa, conversar com seus clientes, averiguar licenças e alvarás, preços, diferenciais e se ela está a par das novidades de mercado.

Assim como os parceiros locais, os fornecedores também são parceiros essenciais para o sucesso do negócio. Invista tempo para realizar essa pesquisa de campo.

LOJA VIRTUAL

Grande parte das farmácias magistrais, além do atendimento via ferramentas tecnológicas, já oferece ao público um canal eficiente e funcional: a loja virtual. Oferecer seus produtos também por meio de uma plataforma online é um meio de aumentar as vendas.

Entretanto, é importante que a loja seja hospedada em uma plataforma bem administrada, e que você se comprometa a cumprir os prazos de entrega preestabelecidos.

Além disso, é essencial a criação de formulários para o envio das receitas médicas. A vantagem está em facilitar a venda de manipulados que exigem a prescrição médica, assim como incentivar o cliente a fazer seu pedido online.

Mas, fique atento! É preciso investir em plataformas confiáveis e que proporcionem segurança para as compras no e-commerce da farmácia. Assim, os dados dos clientes ficarão protegidos de possíveis crimes cibernéticos.

VISITAÇÃO MÉDICA ESTRATÉGICA

Você sabia que empresas de vários ramos têm conseguido alcançar o tão sonhado crescimento por meio das parcerias com outros profissionais? Isso também funciona para farmácias de manipulação.

O ideal é que isso seja feito por meio de médicos que prescrevem esse tipo de fórmula, clínicas, consultórios e, até mesmo, academias.

Você pode oferecer brindes a esses profissionais e descontos aos clientes que vierem indicados por eles. Dessa forma, a sua farmácia ganha maior visibilidade junto ao público.

IMPLEMENTAR A ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Oferecer um atendimento personalizado e diferenciado é também uma ótima forma de se destacar. E nos últimos anos, a implementação da atenção farmacêutica nas farmácias magistrais tem se tornando mais comum. Ela consiste em orientar o paciente sobre o uso do medicamento, sobre a dosagem, armazenamento, administração e orientação sobre os horários de uso.

Entretanto, é preciso seguir um protocolo padronizado para implementar o serviço. Entre as indicações, está a reserva de um espaço privado para o farmacêutico e o paciente. Nesse espaço, o farmacêutico poderá coletar dados do paciente e revisar todos os fatores ligados ao medicamentos que o paciente faz uso.

Assim, a farmácia atua como um agente da saúde que tem uma relação mais íntima com o paciente. Se a sua farmácia implementar a atenção farmacêutica, poderá atrair clientes que desejam um cuidado especializado e poderá aumentar as vendas.

FORMAS FARMACÊUTICAS DIFERENCIADAS

Já se tornou uma tendência no mercado farmacêutico o desenvolvimento de formas farmacêuticas diferenciadas. Mas como elas podem atuar como uma estratégia de venda? A resposta está em facilitar a dosagem do medicamento, assim como permitir uma maior adesão ao tratamento, criando diferenciais competitivos para farmácia magistral. Para isso, existem formas como a válvula-pump, blister e o formato de doces, iogurtes, entre outros.

Dessa maneira, essas formas atuam como diferenciais competitivos para a farmácia magistral. Pois surpreendem os clientes, são produtos exclusivos e facilitam a adaptação do manipulado, segundo as necessidades do paciente.

Outro benefício em apostar em formas diferenciadas está em agregar valor ao produtos da farmácia. Ao usar blisters, por exemplo, além da embalagem ser esteticamente bonita, promove maior estabilidade ao manipulado. Dessa maneira, mantém a qualidade do insumo e sua eficácia.

MIX DE PRODUTOS

Investir em uma boa variedade de produtos farmacêuticos também é uma forma de criar diferenciais competitivos para farmácia magistral. Para isso, a farmácia deve analisar seu público-alvo e outros potenciais clientes que ela pode atender. Dessa forma, expandir sua área de atuação ao suprir as necessidades de clientes específicos, como crianças, atletas, mulheres ou diabéticos.

Entretanto, essa expansão exige planejamento. A farmácia precisa organizar a melhor maneira de se aproximar desse público, escolher produtos em que há demanda dentro desse grupo e oferecer facilidades que atraiam esses clientes. Aos poucos, será possível estreitar o relacionamento com esses novos clientes.

VÁ ALÉM DO PREÇO BAIXO

É natural que o preço baixo seja um dos diferencias para que a farmácia chame mais a atenção do cliente. No entanto, o preço também reflete sobre qual é o valor agregado da sua farmácia. Ao se tratar de saúde, é possível ir além de um preço baixo e criar estratégias de vendas focadas em sanar as necessidades do seu cliente.

Crie kits de farmácia, apresente novas fórmulas, identifique oportunidade de venda para públicos específicos e tenha uma equipe consultiva para vendas. Essas são algumas das maneiras para sua farmácia aumentar o faturamento. Mas lembre-se de analisar se cada ação se encaixa com a realidade da sua farmácia e faça o devido planejamento.

CALL CENTER

Que tal manter contato com clientes que não compram há algum tempo? Para isso, você pode criar um sistema de call center. E não estamos falando do modelo antigo que permitia somente fazer ligações, mas, sim, de falar com o cliente por diversos canais.

Você pode enviar mensagens SMS ou manter perfis em redes sociais para manter-se sintonizado com o seu público. Essas páginas, entretanto, devem ser atualizadas com conteúdos relevantes para que o seu público se mantenha interessado.

Outra medida importante, é manter o bom senso e não fazer spam. Isso pode causar um efeito reverso que afasta o cliente, ao invés de fidelizá-lo.

Quer conhecer outro diferencial que sua farmácia pode implementar? Então, nossa última dica é sobre as associações de nutracêuticos, saiba mais aqui e veja como ela pode ser uma ótima oportunidade de negócio!

*Observação: Estas informações são direcionadas exclusivamente para farmácias de manipulação. Consumidores finais não devem se guiar por elas.

Referências: IPOGGuia da Farmácia, Secretaria de Estado da Saúde – SP e Farmarcas

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