O que é curva ABC e como aplicá-la no estoque da farmácia de manipulação?

A gestão do estoque em uma farmácia magistral é uma responsabilidade delicada que envolve não apenas cuidados cruciais de segurança, mas inteligência comercial — e saber o que é curva ABC pode ajudar nessa tarefa.

A curva ABC é uma ferramenta ampla que pode ser utilizada para uma gestão de estoque mais inteligente e qualificada. Ela é inspirada no Princípio de Pareto, que afirma que 80% das consequências vêm de 20% das causas — também conhecido como Princípio 80/20.

Neste artigo explicaremos melhor o que é curva ABC e como essa ferramenta pode deixar a gestão de estoque de uma farmácia magistral mais inteligente. Boa leitura!

O que é a curva ABC?

A curva ABC é uma técnica de qualificação que envolve a separação de itens em 3 categorias: A, B e C. Além de ser muito popular como ferramenta para maximizar a inteligência comercial da gestão de estoques, a curva ABC também é utilizada em outros contextos, como a qualificação de clientes.

Na categoria A da curva ABC são agrupados os itens que representam, juntos, 80% do faturamento da empresa. Normalmente eles equivalem a aproximadamente 20% da variedade disponível no local.

Na categoria B ficam os itens que representam 15% do faturamento. O mais comum é que sejam até 30% da variedade de produtos disponíveis.

Por fim, a categoria C reúne os itens que representam apenas 5% do faturamento, mas podem ser 50% dos produtos disponíveis.

Por que aplicar a curva ABC em uma farmácia magistral?

É fácil aplicar o método da curva ABC na gestão de estoque de uma farmácia magistral. Basta observar os números de vendas da loja e agrupar os itens de acordo com a porcentagem que representam no faturamento.

Com a organização dos itens na curva ABC é possível montar estoques que sejam mais coerentes com a demanda: os itens de categoria A precisam de reposição constante e podem ser comprados em quantidade maior, enquanto os da categoria C devem ser adquiridos com mais cautela e atenção especial para a data de validade.

Dessa forma, a compra de matérias-primas é mais precisa e a inteligência comercial da farmácia é aprimorada. A visibilidade da importância dos produtos na curva ABC facilita a gestão de estoque e faz com que o capital de giro seja empregado da melhor forma possível.

Qual é a importância de uma gestão eficiente de estoque?

Em uma farmácia magistral, a gestão de estoque é uma responsabilidade que merece máxima atenção. Todos os produtos devem ser corretamente etiquetados, organizados e identificados de forma clara para evitar erros nos processos produtivos.

Além disso, cada matéria-prima pode exigir condições distintas de armazenamento, as quais devem ser garantidas para que os insumos mantenham suas propriedades — e, claro, é fundamental ter atenção aos prazos de validade.

Portanto, em primeiro lugar a gestão de estoque é necessária para a segurança e a qualidade da farmácia magistral, mas, além disso, ela precisa ser inteligente do ponto de vista comercial. Os produtos com demanda maior precisam ser renovados sempre, enquanto os menos procurados devem ser adquiridos em quantidades menores, mas também precisam estar disponíveis.

A curva ABC é uma forma de facilitar a organização e a gestão dos estoquessimplificando a administraçãoda farmácia de manipulação.

Conseguiu entender o que é curva ABC e como ela pode ser útil para o seu negócio? Aproveite, então, para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre a gestão de farmácias magistrais!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.