Como fazer um controle de vendas efetivo na farmácia?

A correta gestão da farmácia magistral, somada às estratégias, determinarão o sucesso do negócio. No entanto, fatores como o controle de vendas e, até mesmo a localização são determinantes para que a farmácia tenha uma vida financeira estável.

Primordialmente, o controle de vendas na farmácia deve se concentrar nas mercadorias que estão no estoque e nas prateleiras, levando em conta as saídas e os pedidos futuros. Dessa maneira, será possível direcionar investimentos, planejar o estoque e programar a compra dos insumos.

Com todas essas informações detalhadas, fica mais fácil gerir melhores estratégias para a farmácia. Ao mesmo tempo, oferecer melhores produtos para seus clientes, com ofertas atrativas. E assim, garantir que a farmácia esteja em constante crescimento. Continue a leitura e saiba quais são os pontos de melhoria, com o efetivo controle de vendas na sua farmácia!

CONTROLE DE VENDAS: VANTAGENS

Analisar como está o desempenho da farmácia depende do controle de vendas. Assim, será possível investir de acordo com as entradas e saídas, e constatar se a farmácia precisa de melhorias. Também torna mais fácil as projeções futuras para a compra de insumos, embalagens, produtos e itens para a farmácia. 

PLANEJAMENTO 

Uma das estratégias mais utilizadas pelas farmácias é o planejamento de vendas, que consiste em uma análise dos produtos vendidos. Dessa maneira, é possível ter uma lista de produtos mais vendidos em determinada época do ano, e investir para suprir essa demanda. 

CONTROLE FINANCEIRO

O lucro da farmácia é boa parte do que o controle de vendas fornece de dados. A partir dele, é possível determinar exatamente qual é o fluxo de caixa. Assim, pode-se constatar como andam as finanças da farmácia e quais são as suas limitações. 

PREVISIBILIDADE

Um controle de vendas eficiente permite ao gestor farmacêutico prever quais são as mercadorias mais procuradas em determinado período do ano. Um bom exemplo são as vendas de verão na farmácia. Dessa maneira, também é possível estimar qual será o faturamento.

COMO FAZER O CONTROLE DE VENDAS

Existem diferentes técnicas para se realizar o controle de vendas, assim como existem diferentes técnicas de vendas para farmácia. Cada uma apresenta prós e contras, mas depende do gestor farmacêutico escolher aquela que melhor se encaixa à realidade do estabelecimento. Conheça essas técnicas:

Controle manual

Comum em farmácias de pequeno porte, o controle de vendas é feito através de anotações. Esse formato traz mais riscos, já que está mais suscetível a erros, alterações, imprecisões e à perda de dados. Assim como, pode se tornar difícil de ser aplicada se o fluxo de vendas aumentar.

Controle por planilhas

Nas planilhas, o gestor pode adicionar todas as informações que deseja e organizá-las da melhor maneira. Entretanto, também podem ser cometidos erros e dados podem ser perdidos . Por isso, quem opta pelo controle de vendas em planilha deve estar sempre atento e realizar backups com frequência.

Controle por sistema de gestão

A mais eficiente maneira de realizar o controle de vendas é por meio de sistemas de gestão, também conhecidos como sistemas ERP. Eles pode estar integrado à gestão de estoque. Desse forma, será possível a baixa automática dos itens vendidos e a atualização rápida quando novos produtos chegam. O que agiliza o controle de vendas.

Para tomar a melhor decisão, a farmácia deve escolher a opção de acordo com a sua realidade. Entender quais são suas necessidades e traçar os objetivos para o futuro, ajudam nessa escolha.

Já que falamos sobre projeções para o futuro, podemos dizer que essa também é uma maneira da farmácia se manter competitiva. Já ouviu falar sobre o mercado de manipulação vegano? Clique aqui e entenda porque essa pode ser uma oportunidade de atrair um novo público e aumentar o lucro da sua farmácia.

Referências: Novo Negócio, Guia do Empreendedor e Blog Quanto Sobra

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