ansiedade-e-emagrecimento

Ansiedade e emagrecimento: entenda como esses fatores se relacionam

Ao atender um paciente que busca o gerenciamento do peso, se faz necessário considerar também a parte emocional. Isso significa que é preciso analisar os fatores que podem impactar o progresso da dieta, como a ansiedade. Mas qual a relação entre ansiedade e emagrecimento?

É fato que as pessoas extremamente ansiosas são mais estressadas e propensas a comportamentos compulsivos e transtornos alimentares. Neste último, podemos destacar a compulsão alimentar, anorexia, bulimia nervosa, além de muitos outros.

Então, ansiedade emagrece? Pode acontecer, devido a distorções de autoimagem, problemas gastrointestinais e dificuldade de absorção de nutrientes provocados pelo transtorno. Contudo, a maior tendência é o aumento de peso.

Mas ao adquirir hábitos saudáveis, o paciente encontrará equilíbrio para controlar ou minimizar o nível de ansiedade. Continue a leitura e entenda como esses fatores se relacionam!

Qual a relação entre ansiedade e emagrecimento?

Para entender melhor a relação entre ansiedade e emagrecimento, falaremos primeiro sobre a esse transtorno mental. Sabemos que se trata de um distúrbio psicológico que causa sofrimento para as pessoas acometidas pelo problema.

Por afetar diferentes esferas da vida de um indivíduo, seus prejuízos são bastante amplos, atingindo a vida sentimental, social e profissional. Entre os prejuízos físicos, esse mal psicológico contribui com alterações de peso, fazendo com que o paciente oscile no índice de massa corporal. Apesar de existir casos em que a ansiedade emagrece, geralmente, as pessoas tendem a engordar.

Isso tem explicação: por ser uma situação extremamente estressante e desgastante, a ansiedade influencia o sistema endócrino também. Por isso, quando o indivíduo sofre com altos níveis de estresse, sua produção de cortisol tende a aumentar.

Com isso, o corpo se prepara para situações extremas e começa a acumular reservas de energia, isto é, acúmulo de gordura. Portanto, a ansiedade gera ganho de peso por meio do cortisol, já que este estimula o acúmulo de lipídios, principalmente na região abdominal.

Ansiedade provoca aumento no apetite?

Pessoas que sofrem com ansiedade tendem a buscar alívio nos alimentos com altas concentrações de carboidratos e açúcar. Assim, tornam-se viciadas em alimentos desse tipo, progressivamente. O resultado é o ganho de peso.

Vale enfatizar que a sensação de alívio é momentânea, fazendo com que esses indivíduos se sintam culpados por tal consumo. Como resultado, seu estado psicológico tende a piorar, levando-o a desejar ainda mais alimentos calóricos e doces.

Portanto, o paciente entra num círculo vicioso, o que nos faz afirmar que a ansiedade causa ganho de peso. Então, sabemos que esse mal psicológico provoca momentos de compulsão alimentar, sendo que o consumo de tais alimentos estimula a produção de serotonina. Dessa forma, proporciona a sensação de bem-estar, mesmo que por um curto período.

Quais as melhores estratégias de emagrecimento saudável?

Focar em metas difíceis pode atrapalhar o processo de perda de peso, pois isso faz com que o paciente se cobre mais, estimulando assim, a ansiedade. É importante fixar a ideia de que as mudanças progressivas são mais duradouras.

Ao respeitar o tempo, o cérebro tende a entender as informações recebidas pouco a pouco. Logo, os sintomas negativos ocasionados ao cessar o consumo de certos grupos alimentares, serão melhores assimilados pelo cérebro.

Como forma de lidar com a ansiedade e emagrecimento, nós indicamos alguns produtos muito eficazes, que podem ser combinados numa mesma formulação.

Zembrin®: nutracêutico para ansiedade

Zembrin® é o único produto do mercado que comprovadamente apresenta dois mecanismos de ação no sistema nervoso central: inibidor seletivo da recaptação da serotonina (ISRS). Além disso, contém o inibidor seletivo da enzima Fosfodiesterase do tipo (PDE4). É composto por 4 tipos diferentes de alcaloides, extraídos por método patenteado da planta africana Sceletium tortuosum, com uso milenar por povos indígenas e evidências científicas desde 1868.

O mecanismo de Zembrin® no combate à ansiedade

Como mostramos, é comum que as pessoas busquem resolver as crises de ansiedade por meio da ingestão de comidas calóricas ou que contêm muito açúcar. A compulsão alimentar é um problema muito sério que desperta gatilhos para uma alimentação em excesso. Desse modo, é interessante sugerir uma reeducação alimentar, aliada a um ativo botânico inovador que trata a raiz do problema.

Neste caso, existe uma solução que resolve com eficiência essa relação entre ansiedade e compulsão alimentar: o Zembrin®. Por meio da composição de mesembrina, que atua na inibição seletiva da recaptação da serotonina (ISRS), assim como a mesembrenona, responsável pela inibição seletiva da enzima fosfodiesterase do tipo 4 (PDE-4).

Com isso, o paciente alcança a regulação da cognição por meio da sinalização na cascata PDE-4-cAMP, obtendo melhora nos sintomas do cansaço mental, atenção, raciocínio e memorização, além do alívio dos sintomas do estresse, tensão e permite que o indivíduo tenha uma melhor qualidade do sono e de vida. Certamente, ele sentirá a diferença ao iniciar o tratamento conforme as recomendações médicas.

A certeza do bem-estar físico e mental

Após vários estudos que comprovam a eficácia de Zembrin®, estamos diante de uma forma patenteada e padronizada que revolucionou o bem-estar das pessoas. Apesar de ser um grande moderador dos sentimentos ligados ao estresse e ansiedade, existem outras vantagens do ativo.

Por exemplo, a melhoria na qualidade do sono, atenção e raciocínio. Afinal, muitas dessas queixas envolvem rotinas de trabalho muito intensas e sobrecarga psíquica. Resolvendo essas questões, o indivíduo terá mais disposição em realizar suas atividades diárias e para focar em sua alimentação.

Zembrin® não provoca sonolência, é completamente seguro e não causa dependência. Ademais, os seus alcaloides atuam sinergicamente no Sistema Nervoso Central e provoca a benfeitoria sem apresentar efeitos colaterais significativos. Com uma dosagem de 8mg a 50mg, 1 vez ao dia, já se sente a diferença.

+Berry®: melhoria das funções cognitivas e cerebrais

Outra solução que ajuda a melhorar as funções cognitivas e cerebrais é o +Berry®, que contou com mais de 19 estudos independentes em universidades e hospitais em busca de comprovar sua eficácia na redução da inflamação, estresse oxidativo, proteção neurológica, entre outras propriedades benéficas que suas antocianinas trazem.

Um exemplo é a eficiência no tratamento de pacientes que sofrem com síndrome metabólica, aterosclerose e morbidades relacionadas ao diabetes. Os flavonoides das antocianinas de +Berry® conseguem diminuir a inflamação crônica subclínica no excesso de peso, além de prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares (DCV) e doença arterial coronariana (DAC).

BODYBALANCE™: melhora a composição corporal

Neste conteúdo sobre ansiedade e emagrecimento, você percebeu que é interessante investir em soluções naturais que potencializem os efeitos desejados. Em torno disso, não podemos deixar de lado o BODYBALANCE™, que associado a atividade física de resistência, promove o aumento dos músculos e redução da gordura corporal, contribuindo para a manutenção de peso e contribuindo para uma composição saudável.

O ativo melhora a composição corporal (massa magra versus gordura corporal), promove o ganho de massa magra e também auxilia muitos pacientes idosos acometidos com a sarcopenia. Segundo estudos, foi possível confirmar que BODYBALANCE® melhora a força muscular, sendo 3 vezes mais eficaz em comparação ao whey protein isolado.

Portanto, Zembrin®, +Berry® e BODYBALANCE™ são uma combinação que atuam ativamente na relação entre ansiedade e composição corporal.

Entre em contato conosco para mais informações.

*Estas informações são direcionadas exclusivamente a profissionais prescritores

Referências: Mundo Boa Forma, Estadão e Dieta e Saúde.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.