ácido hialurônico

Novas alternativas In&Out no combate ao envelhecimento da pele

Existe um grande público a fim de reverter situações que englobam o avançar da idade, principalmente o envelhecimento da pele. Por sua vez, essa condição se associa a motivos como genética, exposição à radiação solar e outros fatores externos que deixam a região áspera e ressecada. Nesse caso, o ácido hialurônico tem seu papel de protagonista.

O avanço dos estudos com foco nessa substância comprova que o ácido hialurônico é um ativo essencial na busca pelo rejuvenescimento facial. Entretanto, sua ação pode apresentar uma potência maior se associado a produtos de colágeno que já apresentam eficácia e otimização dos seus resultados também relacionados a unhas e cabelos.

Quer explorar mais sobre esse assunto e incentivar a adesão ao tratamento na sua clínica? Então continue conosco e veja demais detalhes.

O conceito IN&OUT e o ácido hialurônico

O conceito IN&OUT trabalha com a beleza de dentro para fora, com base em cosmecêuticos que protegem a pele dos danos externos, como raios solares, UVA/UVB, luz azul e poluição. Também envolve suplementos nutricionais e nutricosméticos que atuam de forma sistêmica, auxiliando tanto na prevenção quanto na melhora da qualidade e aparência de tecidos e estruturas corporais, como pele, cabelos e unhas. Por último, ainda age na promoção da estética e forma corporal. 

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente em nosso organismo que apresenta várias funções, por exemplo:

  • age como hidratante;
  • ajuda a manter a elasticidade e a maciez da pele;
  • contribui para a sustentação dos tecidos;
  • previne o envelhecimento precoce;
  • trata as linhas de expressão;
  • evita o aparecimento de rugas.

A saber, é um cosmecêutico consagrado, valorizado por sua excelente retenção de umidade, sensação de pele macia e boa biocompatibilidade. Consegue reter até mil vezes o seu volume de água, por isso vem sendo utilizado em produtos hidratantes. Mais que promover hidratação, passa a reforçar as estruturas da pele, melhorando a perda de água transepidermal e deixando as rugas e linhas de expressão menos aparentes. 

Com isso, cresce a procura por tratamentos com o produto, seja na forma de cremes, gel ou preenchimento subcutâneo. Essa substância já ocupa o segundo lugar na busca de cosméticos para preenchimento da pele. Neste artigo, discorreremos com mais detalhes sobre o seu funcionamento.

Indicações do ácido hialurônico

O ácido hialurônico é usado para tratamentos estéticos com o objetivo de melhorar a aparência da pele. Na forma injetável, atua suavizando as rugas e aumentando o volume da área. A saber, alguns pontos de atuação são as maçãs do rosto e os lábios. Além disso, ele ameniza olheiras mais profundas e é indicado para reduzir cicatrizes causadas pela acne. Ademais, é responsável pela regeneração do tecido cutâneo, ou seja, também atua como uma estrutura de hidratação para a pele.

Em suma, o ácido hialurônico preenche o espaço entre as células. Isso faz com que elas se mantenham lisas e bem hidratadas, devolvendo a elasticidade. Nesse sentido, evita-se o surgimento de rugas e o ressecamento da pele, combatendo o envelhecimento.

Tipos de tratamento com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é bastante usado em tratamentos com aplicação injetável e em cremes dermocosméticos. Veja!

Tratamento em creme ou gel

Com uso tópico, hidrata a pele profundamente, ou seja, o ácido hialurônico atrai as moléculas de água. Isso proporciona um efeito de preenchimento e melhora a textura da pele. Assim, quando aliado a outro produto, pode aumentar esses efeitos. É muito comum a associação dele com a vitamina C. Assim, observamos resultados interessantes a longo prazo.

Tratamento injetável

Consiste em um gel à base de glicosaminoglicanas, capaz de preencher a falta de volume no rosto. Sobretudo, ocorre principalmente em regiões como sulco nasogeniano e lábios. Além disso, cicatrizes profundas causadas por acne, olheiras e depressões corporais também são beneficiadas. Assim, o seu uso é indicado para oferecer sustentação e deixar as estruturas faciais mais definidas.

Hymagic™-4D: uma nova opção de tratamento

Além das opções já conhecidas de tratamento, o Hymagic™-4D é um Booster de ácido hialurônico que, topicamente, promove a hidratação tridimensional da pele. Ele combina quatro tipos de ácido hialurônico, formando uma rede tridimensional. Desse modo, pode atingir com precisão as diferentes camadas cutâneas.

Nesse contexto, ele reabastece a água tanto na superfície quanto nas camadas mais profundas da pele, promovendo uma hidratação de dentro para fora. Um estudo realizado em humanos mostra que, após 1 hora de aplicação de uma loção contendo Hymagic™-4D, houve uma melhora de 155,1% comparado com o grupo controle. Além disso, após 2 horas de aplicação, a perda de água transepidermal (TEWL) foi reduzida rapidamente em 45,5% em comparação com o grupo controle, resultando em uma pele mais hidratada e elástica.

Além de atuar em todas as camadas da pele, o composto tem mais benefícios, como:

  • hidratação 24hs;
  • redução da perda de água transepidermal;
  • suaviza linhas de expressão;
  • proporciona uma pele mais sedosa e radiante;
  • melhora a elasticidade.

Segmentando com precisão as diferentes camadas da pele para uma profunda hidratação:

ácido hialurônico

Assim, cada um desses ácidos atua em uma determinada camada da pele. Graças a essa composição é que ele consegue agir de forma tão eficiente. Entretanto, tais benefícios podem ser potencializados se você combinar esse produto com outro que mostraremos logo abaixo.

VERISOL®: alternativa de associação para combate ao envelhecimento

Quando se fala em envelhecimento saudável, não dá para se esquecer da pele. Sobretudo, ela é a que mais sofre com o passar do tempo, especialmente em um país tropical como o Brasil. Afinal, nossos verões são muito intensos e isso pode causar prejuízos ao longo dos anos.

Por isso, além do nutracêutico mencionado, é possível incrementar o cuidado com a sua pele. A alternativa que nos referimos é o colágeno VERISOL®, único colágeno hidrolisado específico para a pele com comprovação científica de resultados. 

Ele tem um diferencial único que o coloca em uma posição de destaque entre outras fabricantes. Estamos tratando da combinação exclusiva de Peptídeos Bioativos de Colágeno, obtidos por um processo de hidrólise patenteada, específica e controlada. Essa característica proporciona benefícios muito interessantes ao nutracêutico. Entre eles:

  • tem atuação exclusiva nas células dérmicas;
  • melhora significativamente as rugas a partir de 4 semanas;
  • aumenta a elasticidade e hidratação da pele;
  • restaura o metabolismo da pele;
  • recupera o equilíbrio do processo de envelhecimento;
  • é seguro e não causa efeitos colaterais;
  • tem uma dose otimizada com eficácia em quantidades de 2,5g por dia.

Por fim, ele potencializa a produção de colágeno, elastina e fibras de sustentação da pele, os proteoglicanos. Afinal, esse é o primeiro foco do nutracêutico. Com todos esses benefícios, ocorre a melhoria integral da pele.

Efeitos do uso do colágeno VERISOL® e Hymagic™ — 4D

Inegavelmente, o tratamento IN&OUT tem um objetivo: promover melhorias na pele de forma interna e externa. Para isso, é preciso ter atenção à dosagem correta e o tempo de tratamento. A correta prescrição fará toda a diferença nos resultados pretendidos.

Ademais, é importante entender o seguinte aspecto: o colágeno VERISOL® tem a sua atuação no que chamamos “de dentro para fora”, ou seja, ele atua em sistemas mais complexos do corpo. Por outro lado, o Hymagic™-4D tem atuação “de fora para dentro”. Isso porque ele age diretamente na pele.

+Berry® na associação para combate ao envelhecimento

Mais uma opção no combate ao envelhecimento precoce. Como uma opção de uso oral (IN), +Berry® fornece todos os tipos de antocianinas naturais proveniente da Escandinávia (Vaccinium myrtillus) e groselha negra da Nova Zelândia (Ribes nigrum), que naturalmente são as maiores fontes de antocianinas – produzido por meio de um processo patenteado de extração por nitrogênio, que bloqueia o oxigênio, permite concentrar e estabilizar todos os tipos de antocianinas naturais combinados em uma dose diária.

Possui atividade antioxidante 200 vezes maior que a vitamina C e 50 vezes maior que a vitamina E, reduz a super expressão das metaloproteinases de matriz, principalmente a elastase e colagenase, que destroem a alastina e o colágeno da pele. Além disso, protege a pele contra o estresse oxidativo e reduz mediadores e citocinas inflamatórias prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

+Berry® é um ativo que possui mais de 19 estudos publicados que comprovam os seus benefícios para a saúde e longevidade. É um ativo seguro, livre de glúten, lactose, aditivos alimentares e não apresenta ativos de origem animal em sua composição.

Resultados da combinação de colágeno VERISOL® e antocianinas de +Berry®

A combinação é o protocolo completo anti-idade que restaura o volume e firmeza cutânea, estimula a produção de colágeno endógeno, oferece proteção contra os danos causados pelos raios Ultravioleta (UV), suaviza rugas e linhas de expressão, uniformizam e iluminam a pele de dentro para fora. Além disso, esta combinação é ideal para preparar a pele antes de procedimentos estéticos, acelerando o processo de cicatrização e renovação celular, podendo prolongar os resultados dos procedimentos.

Por fim, podemos concluir que o ácido hialurônico, quando associado a outros produtos, tem seu poder potencializado. Assim, ele contribui diretamente para a melhoria dos resultados da pele. Portanto, trata-se de um produto essencial para prescrever aos seus pacientes.

Clique aqui para entrar em contato com a Ibero Magistral e veja como ter acesso a esses produtos.

ANUNCIATO, T.P. Nutricosméticos. 2011. Dissertação -Mestrado – Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP, Ribeirão Preto,  2011.

PASCHOAL V. et al.  Suplementação funcional magistral. São Paulo: VP, 2009.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.